WELLINGTON DEBATE PRODUÇÃO DE ENERGIA COM A CASA DOS VENTOS


O governador Wellington Dias participou de reunião com o presidente da empresa Casa dos Ventos, Clécio Eloy, na manhã desta quarta-feira (25). Atualmente, a empresa é detentora de projetos nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí, Pernambuco, Bahia, Mato Grosso do Sul e São Paulo, possuindo o maior portfólio de projetos eólicos no Brasil.

No Piauí, a empresa tem projetos concentrados na Chapada do Araripe, contemplando os municípios de Simões, Padre Marcos, Marcolândia e Queimada Nova.

Wellington Dias afirma que o encontro foi uma reunião de trabalho com a empresa que está investindo no estado e tem estudos autorizados, além de obras e providências para execução de novas iniciativas que aumentarão a produçao de energia. O governador explica que o Piauí é a nova fronteira da fonte eólica do Brasil e, segundo estudos da Casa dos Ventos, o estado tem potencial competitivo para produção de energia limpa.

Na audiência, Wellington foi convidado a visitar o parque eólico da empresa no município Marcolândia no dia 9 de março. Na data, a Casa dos Ventos vai inaugurar uma parceria social com a prefeitura da cidade. “Eles estão animados e pediram cooperação para que seja antecipada um linhão que liga a energia que vem de São João do Piauí em direção à Queimada Nova, mais conhecida como a conexão Queimada Nova 2. São 50 quilômetros de linha, o que permitirá que essa região tenha forte participação nos leilões de energia eólica”, explica o governador.

Atualmente, o Piauí produz 1,4% de toda energia eólica do Brasil e com essas obras prontas, até 2017, o estado passará a produzir 10% de toda energia eólica brasileira. “Só com a produção dessa etapa que está em andamento, o Piauí já ultrapassou a produção do Rio Grande do Sul”, explica.

Segundo Wellington, a Casa dos Ventos já vem contribuindo com a regularização fundiária da área, pagando aos proprietários os royalties pelo uso da terra. “Acertamos para que o Interpi faça um trabalho especial nos municípios onde está sendo instalado o parque. Também foi definida uma parceria na área de educação para implantação de cursos que atendam a demanda profissional e as perspectivas de ampliação de novos empregos”, disse o governador.

Cortesia

À tarde, o governador foi recebido pelos diretores da Suzano, que falaram sobre as perspectivas de saneamento da empresa e da conclusão da base do Maranhão e da retomada de investimentos no Piauí, no qual pretende contemplar o estado seja com a produção de eucalipto para celulose ou produção de energia.

Fonte: Portal do Governo do Estado do Piauí

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.