CERCA DE 15 KM DA TRANSNORDESTINA JÁ ESTÃO PRONTOS NO PIAUÍ; FERROVIA PASSARÁ POR 20 MUNICÍPIOS DO PIAUÍ


As obras da ferrovia Transnordestina chegou no território piauiense e já possui aproximadamente 15 quilômetros de superestrutura concluída no estado. Os trechos da ferrovia são executados em duas etapas: a infraestrutura e a superestrutura. O avanço dessa obra já anima os moradores e comerciantes da região. Além do Piauí, a ferrovia passará pelo Ceará e Pernambuco.

A primeira etapa da ferrovia consiste em terraplanagem, construção de pontes, dentre outras. Já a superestrutura, segunda fase, é responsável pela montagem dos trilhos. Atualmente, aproximadamente 800 pessoas trabalham no local.


No Piauí, a Transnordestina passará por 20 municípios piauienses, sendo estes: Acauã, Elizeu Martins, Pavussu, Rio Grande do Piauí, Itaueira, Flores do Piauí, Pajeú do Piauí, Ribeira do Piauí, São José do Peixe, São Miguel do Fidalgo, Paes Landim, Simplício Mendes, Bela Vista do Piauí, Nova Santa Rita, Campo Alegre do Fidalgo, São Francisco de Assis, Paulistana, Betânia do Piauí, Curral Novo do Piauí e Simões. Para Idílio Júnior, proprietário de uma loja de material de construção em Paulistana, a ferrovia vai beneficiar a economia da região. 

“A obra traz uma expectativa muito boa, pois vai ajudar a desenvolver a cidade, através da geração de emprego e renda. Há também uma expectativa positiva também para o início da exploração de ferro nessa região, um dos motivos para ela não ter iniciado ainda é dificuldade de escoação da produção. Um dos reflexos desse desenvolvimento é a valorização de aluguéis, imóveis e terrenos”, disse.


Desenvolvimento da região, essa também é a expectativa de Maria Adjovi, residente no povoado Serra Vermelha, zona rural de Paulistana. “Eu acredito que com essa construção a nossa cidade vá crescer mais e ganhar mais estrutura”, conta.

De acordo com o prefeito de Simões, Dogizete Pereira, as obras de grande porte que entraram no município têm beneficiado bastante a economia da cidade. “O município de Simões fica em uma das regiões mais secas do Piauí, mas com a chegada da Transnordestina e dos parques eólicos, tem dado uma alavancada na economia do município. Hoje nós já temos muita gente empregada e já começamos a receber ISS”, afirmou.


Fonte: CCom

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.