SIMÕES-PI | MOBILIZAÇÃO DE COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE ENVOLVE TODA CIDADE.

PREFEITO ZÉ WLISSES, FALA SOBRE PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE,  ANUNCIA  CARR0-FUMACÊ  E LIMPEZA NA CIDADE.

A primeira mobilização de combate ao mosquito  Aedes aegypti, envolveu toda cidade.
Todos os profissionais da saúde do município foram chamados a prestar sua colaboração em um dia muito importante para a saúde pública.

O combate a dengue deve começar pelos moradores, pois estudos mostram que 80% dos focos  estão dentro das residências.

Todos devem promover a mudança, com apoio o poder público, através da secretaria de saúde no combate ao mosquito.

Houve apresentação de cordel e de um poema por alunos da escola estadual José bento de Carvalho Filho.

A secretaria municipal de saúde, está provendo palestras em todas as escolas do município sobre o trato e combate ao mosquito da dengue.

Estiveram presentes  para prestigiar o evento o prefeito Zé Wlisses, Isamária Dantas – 1ª dama e secretária de saúde, Claudeir Feitosa – Vice-Prefeita, Ver. Pedro Custódio – presidente do legislativo, Ver. José Aparecido de Moraes (Zezé Moraes) Ver. Joaquim Honório (Ademir), Ver. Amâncio Lopes, Ver. Gilson Cândido, Cícero José (Cicinho ) – secretário de transportes, Ana Gardênia – Secretária de assistência social, Iris Elaine –secretária de educação, Francisco Dogizete (Doge) – secretário de esportes, Magno Dantas – Chefe de gabinete.
O prefeito Zé Wlisses, cumprimentou a todos, parabenizou a secretária Isamária Dantas,  por mais uma ação de combate ao mosquito da dengue que causa transtorno a comunidade.

Zé Wlisses, fez referência aos agentes de saúde e aos  agentes de combates as endemias, que  tem um conhecimento mais profundo sobre o tema e disse que a secretaria de saúde vem  sempre incentivando a população a se conscientizar sobre esta política de educação em saúde.

     PREFEITO ZÉ WLISSES  ANUNCIA LIMPEZA GERAL NA CIDADE.
O prefeito Zé Wlisses, anunciou que mais a vez a prefeitura de Simões, através de sua administração, estará em breve fazendo limpeza geral na cidade. A limpeza acontecerá em todos os terrenos baldios e será feito recolhimento de lixo, isto em favor da saúde pública da população.

PREFEITO ZÉ WLISSES, ANUNCIA PLANO DE SANEAMENTO BÁSICO
Zé Wlisses, disse que  através da FUNASA, Gov. do Estado, secretária das cidades, Gov. federal e o município de Simões, está sendo trabalhado  o plano municipal de saneamento básico.

Falou também que existe o comitê no município formado por pessoas da secretária de saúde, assistência social, câmara municipal de vereadores e sindicato dos trabalhadores rurais.  O  plano  durará por volta de seis meses para aprovação e em seguida será  enviado para o gov. federal, para seja sanado o problema de saneamento de Simões.
O plano envolverá galerias e aterro sanitário e se estenderá também pela zona rural.

                PREFEITO ZÉ WLISSES  ANUNCIA CARRO-FUMACÊ
Zé Wlisses, disse que preocupado com as ações de prevenção, a prefeitura juntamente com a secretaria de saúde, está executando um processo licitatório, onde estará contratando até o final do mês de maio um carro-fumacê  para fazer dedetização em todas as ruas da cidade, como também todos os prédios públicos do município.
Vamos fazer tudo isso para afastar o mosquito da dengue, que tanto afeta a nossa região, finalizou.
Isamária Dantas – secretária municipal de saúde, após cumprimentar a todos, falou que o momento é muito importante, onde todos estão reunidos em favor da saúde do município. Combater a dengue é dever, de fato, da secretária de saúde, mas todos como cidadãos devem fazer a sua parte.

Isamária,  pediu a todos os trabalhadores da saúde para que toda cidade fosse mobilizada em visita ao bairros e conversa com os moradores. Esta ação se dá  por motivo do período de maior risco de infestação do mosquito, com potenciais criadouros, devidos as chuvas.

Isamária, falou que todos devem ficar atentos aos sinais de sintomas, pois o mosquito transmite dengue, zica, chijungunya e febre amarela.

Disse, ser importante que a comunidade e os setores de saúde, estejam atentos para que as intervenções para que sejam feitas imediatamente.

Sobre o coronavírus, Isamária, falou que a doença apareceu na China e já é considerada uma pandemia e que Já existem 69 casos confirmados no Brasil.

Mas não há motivo pra pânico, até porque não há  coronavírus na região, mas devem ser trabalhadas as medidas preventivas.

Que a rede municipal de saúde, esteja sempre preparada e  possa receber casos suspeitos da doença e examinar, avaliar, isolar e notificar.
Já foram feitas reuniões para que o município esteja preparado se por ventura acontecer caso suspeito em Simões, finalizou.





























                                                      Fotos crédito - equipe de saúde









Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.