PROJETO SEMIÁRIDO FINALIZA SEMANA DE TRABALHO EM SIMÕES-PI

  Professores do município de Simões-PI participaram de uma semana da formação do Projeto Viva o Semiárido (PVSA). As  aulas foram voltadas para discussão teórica, elaboração de projeto e experiência prática. O PVSA tem como objetivo reduzir a pobreza, aumentar a produção e melhorar o padrão de vida das populações com maior carência social e econômica no meio rural do semiárido piauiense, por meio do incremento das atividades produtivas predominantes da geração de renda e do fortalecimento organizacional das famílias rurais.
  A educação contextualizada no semiárido é uma proposta focada no contexto local, em que a escola trabalhará o conhecimento a partir da realidade  valorizando e respeitando as peculiaridades da vida do campo e da região do semiárido nos seus aspectos naturais, culturais, ambientais e, especialmente, nos saberes construídos no dia a dia da pessoa. O projeto possui três componentes e um deles é o de desenvolvimento social e humano, que abrange empreendedorismo e educação. A secretaria de Estado da educação (Seduc) é a co-executora de parte das ações do projeto, no subcomponente educação contextualizada para convivência com o semiárido.
 A meta é formar 1.500 professores de 100 escolas, localizadas em cinco territórios do Piauí: Vale do Sambito, Vale do Rio Guaribas, Vale do Rio Canindé, Serra da Capivara e Vale do Rio Itaim. Em Simões-PI, a formação aconteceu do dia 11 ao dia 15 de setembro de 2017 e foi ministrada pela professora Claudia Lima, pesquisadora da universidade federal de Alagoas, mestre em extensão rural e desenvolvimento local, especialista em intervenção Psicossocial comunitária e doutoranda em antropologia. No evento fez a formação em educação do campo contextualizada no semiárido.  
Francisca Lisboa, assistente social do PVSA-SEDUC – especialista em gestão e práticas públicas no semiárido, também participou da formação. José Wilson de Carvalho (Zé Wlisses) prefeito municipal de Simões-PI, cumprimentou a todos e disse que foi uma grande satisfação ter recebido o projeto semiárido em uma semana muito importante, onde os professores tiveram muito aprendizado e que a prefeitura será sempre parceira e está de portas aberta para  receber a próxima etapa do semiárido. Iris Elaine, secretária municipal da educação, disse que este projeto veio melhorar a qualidade do ensino, agradeceu a todos os parceiros e de modo especial a professora Claudia Lima e a assistente social Francisca Lisboa. Durante o evento houve apresentação da dança de capoeira por alunos da escola Eustáquio Carvalho, peça teatral com professores da escola Érico Veríssimo e apresentação da dança da ciranda pelo grupo de idosos.

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS FOTO

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.