NOVO COMPLEXO DE ENERGIA SOLAR EM CALDEIRÃO GRANDE, IRÁ GERAR 3.600 EMPREGOS.

 

O governador Wellington Dias reuniu-se, nesta quinta-feira (24), no Palácio de Karnak, com representantes da Ibitu Energia e da Secretaria Estadual de Mineracao, Petroleo e Energias Renovaveis (Seminper). Na ocasião, foi apresentado ao chefe do executivo estadual o projeto de implantação do novo Complexo Solar Caldeirão Grande 2.

A Ibtu é uma das maiores empresas de geração e comercialização de energia renovável do Brasil e já possui parques solares instalados no Piauí. A empresa pretende aumentar a capacidade instalada de forma significativa, com a implantação de 613 MW no complexo solar Caldeirão Grande 2, que começará a ser construído em novembro deste ano.

O valor investido no complexo, que será construído em três etapas, será de R$2,5 bilhões. “Energia limpa é uma prioridade do Piauí. A Ibtu é uma empresa que já produz energia renovável no estado e este novo investimento é muito importante e dá a oportunidade para o Piauí alcançar um novo recorde nesta área de geração de energia solar. Já estamos trabalhando para ter condições da liberação de licença prévia ainda em junho e com isso a empresa conseguirá dar início às obras até novembro. Vamos abraçar o projeto e dar todo o suporte necessário”, disse o governador.

Cerca de 3.600 empregos diretos e indiretos serão gerados ao longo de três anos. “A expectativa é que já comecemos a contratação de trabalhadores no final deste ano. Este complexo será o maior de energia solar do Piauí e do Brasil. A cada etapa serão instalados 300 MW. Também atuaremos com projetos sociais no estado, destinando R$12 milhões. Hoje a nossa maior planta de geração de energia é a eólica e ela já está localizada no município de Caldeirão Grande. Estamos muito satisfeitos em continuar essa parceria para erguer o Complexo Caldeirão Grande 2”, pontuou o presidente da Ibtu, Gustavo Ribeiro.

A previsão é de que a última etapa do complexo seja concluída em 2024. “Iremos seguir um cronograma para viabilizar o início das obras ainda neste ano. Estamos trabalhando em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Fazenda para agilizar os trâmites necessários para o início das obras. Hoje, com essa parceria, nós avançamos na agenda de atração de grandes investimentos para o estado”, afirmou o diretor de energias renováveis da Seminper, Howzembergson de Brito.


Fonte: Governo do Piauí

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.