ISAMÁRIA DANTAS – SECRETÁRIA DE SAÚDE DE SIMÕES, ESTEVE EM PIRIPIRI-PI, PARA CONHECER O PROGRAMA PIAUÍ SAÚDE DIGITAL.

 

Após reunião com o Governador Rafael Fonteles , onde além de outros assuntos , o mesmo apresentou o Programa Piauí Saúde Digital , e recomendou aos prefeitos que visitassem o município de Piripiri-PI,  para tomar conhecimento do mesmo.

 O Prefeito Ze Wlisses,  articulou a ida da Secretária de Saúde Isamária Dantas e da coordenadora Emanuela Silva a Piripiri-PI, para conhecer como funciona o programa.

 A secretária de saúde de Simões-PI,  juntamente com Emanuela Silva -  coordenadora da Atenção Primária em Saúde , estiveram no Município de Piripiri , nesta quinta feira , dia 27 de abril  para conhecer o Programa Saúde Digital implantado pelo Governo do Estado em parceria com o município .

O objetivo da visita foi conhecer o programa vendo a possibilidade de implantá-lo em Simões-PI , para melhorar a assistência de saúde no município .

A secretária de Saúde de Piripiri-PI,  relatou que o programa já é um sucesso , que tem boa aceitação da população e já diminuiu as filas para consultas com especialistas .

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ.


O governador Rafael Fonteles inaugurou, nesta segunda-feira (24), no município de Piripiri, o Projeto Piloto Piauí Saúde Digital. A ação, pioneira no Brasil, tem como foco transpor as barreiras socioeconômicas, culturais e, sobretudo, geográficas, para ampliar a oferta de serviços e informações em saúde à população do estado. O investimento previsto no projeto é de R$ 2.501.760,00, provenientes do Tesouro Estadual.

O Piauí Saúde Digital é um serviço com teleconsultas e telediagnósticos com o objetivo de expandir e melhorar a rede de serviços de saúde, sobretudo da atenção primária, e sua interação com os demais níveis, fortalecendo as redes de atenção à saúde do SUS.

Rafael Fonteles,  destacou a importância da implantação da telessaúde, começando por Piripiri. “Conseguimos integrar nos sistemas municipal, estadual e federal a possibilidade de oito especialidades médicas em cada uma das 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com exames de eletrocardiograma, para casos de infarto – principal causa de morte no Brasil na própria UBS – com enfermeiro de plantão e o técnico de Enfermagem, para aplicar a medicação correta. Isso integrado ao Hospital Regional Chagas Rodrigues, com a policlínica, que tem a central de exames. A maioria dos procedimentos médicos vai facilitar o atendimento daqueles que realmente têm necessidades de se internar, de fazer uma cirurgia eletiva, que seja um tratamento mais complexo e, sobretudo, vai diminuir os custos de tratamento de saúde no interior. É uma solução genuinamente piauiense, com uma tecnologia que temos junto ao SUS. Acredito que é algo disruptivo para o Brasil e para o mundo”, explicou Fonteles.

O governador enfatizou que este é um serviço acessível a todas as cidades da região, integrando o sistema do município, do Estado e o da União. “A ação visa melhor a regulação, diminuindo o tempo de espera, resolutividade mais fácil e tudo isso com economicidade do poder público. Melhora para município, melhora para o Estado, melhora para o povo!”, enalteceu Rafael Fonteles.

O projeto já está presente nas 31 Unidades Básicas de Saúde de Piripiri e no Hospital Regional Chagas Rodrigues; e para viabilizar a operação do saúde digital, 250 profissionais já receberam treinamento.


 

 


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.