POLÍTICA DO PIAUÍ | COLUNA TEMPO REAL DE ELIVALDO BARBOSA.

 


Eleição no PT:sindicalistas anunciam apoio a João Pereira

Um grupo de sindicalistas liderados pelo presidente estadual da CUT (Central Única dos Trabalhadores), Odaly Medeiros, declarou apoio à candidatura do vereador João Pereira à presidência do PT em Teresina. A eleição será domingo,27. e a reta final da campanha promete intensa movimentação. O atual presidente, Cícero Magalhães, candidato à reeleição, aposta na militância para seguir no comando do PT na capital. 

Franzé confirma audiência pública para discurtir canal do sertão

O canal do sertão é como já sendo chamado o ramal oeste da transposição do rio São Francisco, que beneficiará o semiárido piauiense. O ministério da Integração e Desenvolvimento Regional autorizou o EVTEA (Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Ambiental e Social). O deputado estadual Franzé Silva (PT) vai propor audiência pública na Assembleia Legislativa para discurtir os próximos passos do movimento em defesa da obra. 

Redução de bancadas inviabiliza pequenas legendas

A manutenção do veto do presidente Lula ao projeto de lei que cria 18 vagas de deputados federais já repercute nos planos pré-eleitorais dos partidos. O impacto é maior nas pequenas legendas que planejam chapinhas proporcionais alternativas. No caso do Piauí, com oito vagas para Câmara Federal  Piauí, o partido precisará superar 180 mil votos para eleger um parlamentar. Na Assembleia Legislativa o mínimo sai de 60 mil para 80 mil sufrágios. "Fere de morte os planos dos pequenos partidos", avalia um dirigente de partido emergente no Piauí. 

Novo confirma pré-candidatura de Zema à presidência da República

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, será  lançado em agosto  pré-candidato a presidente da República. O Novo, partido ao qual o governador é filiado,  confirmou a pré-candidatura em entendimento com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Romeu Zema amplia leque de opções da direita para a eleição presidencial de 2026. Os governadores do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil) e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), também são pré-candidatos. Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, ainda não confirmou pré-candidatura, mas é nome competitivo na direita, segundo pesquisas. Na família Bolsonaro, Eduardo e Michele são apostas para candidatura ao Planalto no próximo ano. Principal líder da direita, Jair Bolsonaro está inelegível, mas ainda não anunciou candidato que pretende apoiar. 

João Pereira aposta em vitória inédita na capital

O bom desempenho no primeiro turno da disputa pelo diretório do PT em Teresina animou a militância da tendência CNB (Construindo Um Novo Brasil). O candidato João Pereira, vereador na capital, largou na frente, mas a vantagem não foi suficiente para liquidar a fatura. NO segundo turno, João Pereira avança no favoritismo com adesões de assessores que  desfalcam a campanha de Cícero Magalhães e reforçam a candidatura da oposição. As chance de vitória aumentam e  pela primeira vez na história do PT no Piauí, o diretório municipal poderá ser comandado pelo chamado campo majoritário, quebrando  hegemonia de alas mais à esquerda do partido. 

A estratégia de Cícero Magalhães para seguir na presidência do PT em Teresina

O presidente municipal do PT aposta em nova eleição no aspecto político como suporte para ser reeleito no próximo domingo, 27, data do segundo turno na disputa pelo comando do diretório da sigla  em Teresina. No primeiro turno a campanha de João Pereira, que chegou na frente em votos dos filiados, estava associada ao clima da disputa nacional, amplamente liderada pelo presidente eleito, Edinho Silva. Cícero avalia que no confronto direto as chances de vitória aumentam, mas reconhece a força do adversário, que representa o campo majoritário petista, vitorioso na eleição para o diretório estadual, ocorrida no último dia 6. 

"Seguirei orientações do partido e sempre alinhado ao titular do mandato", diz Elmano

Na primeira reação pública após confirmação de licença do deputado federal Júlio Arcoverde (Progressistas), o suplente Elmano Férrer, que assumirá o mandato, revelou alinhamento ao partido e ao titular da vaga. "Estarei sempre alinhado ao partido e ao deputado Júlio Arcoverde", afirmou. Elmano deve assumir mandato na Câmara dos Deputados em agosto. 

Quarentena e combate às fake news emperram código eleitoral no Senado

Mesmo com todo o empenho do relator, senador Marcelo Castro (MDB), não tem sido nada fácil aprovar, na Comissão de Constituição e Justiça, o texto do novo Código Eleitoral, que tramita no Senado sob forma de PLP (Projeto de Lei Complementar). Os artigos que apertam o cerco em punições para  quem difunde notícias falsas e a quarentena de dois anos para magistrados, membros do Ministério Público e policiais disputar eleições enfrentam resistências que dificultam consensos e emperram a matéria, que precisa ser aprovada até o incício de  outubro para vigorar no pleito do próximo ano. Se aprovado no Senado, o PLP ainda retorna à Câmara para votação. 

Elmano assumirá mandato na Câmara Federal

Foto: reprodução Instagram

O ex-senador Elmano Férrer assumirá mandato de deputado federal em agosto. A operação política é resultado de articulação do Progressistas. O deputado Júlio Arcoverde vai se afastar do mandato por  121 dias abrindo vaga  para a primeira suplente, Margarete Coelho, que seguirá na direção nacional do Sebrae. Com isso, Elmano Férrer, segundo suplente do Progressistas, assume mandato na Câmara Federal. Júlio Arcoverde deverá cumprir missão partidária em outra esfera pública ainda em fase  de entendimento político. Com a movimentação partidária, Elmano retorna ao Congresso Nacional após o término do mandato de senador, em fevereiro de 2023. 

“Oposição só elege um federal”, diz Henrique Pires

O deputado estadual Henrique Pires (MDB) contesta projeções que asseguram duas vagas para a oposição na eleição para a Câmara Federal no Piauí, caso seja mantido o veto presidencial que reduz a bancada piauiense de dez para oito parlamentares. "Nesse cenário a oposição só elege um deputado federal; e olhe lá", projeta. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.