OFTALMOLOGISTA EXPLICA OS RISCO DA INCIDÊNCIA SOLAR AO DESENVOLVIMENTO DE DOENÇAS NA VISÃO.

 

A exposição excessiva ao sol pode representar diversos riscos à visão. Em entrevista ao Jornal do Piauí desta quarta-feira (01), o oftalmologista Samuel Gonçalves explicou que a incidência de raios solares costumam provocar diversas doenças. Segundo ele, a mais comum é a chamada “carninha do olho”, como é conhecida popularmente.

"É o pterígio, uma membrana fibrocartilaginosa que vai subindo na córnea. Essa é a doença mais comum e isso tem muito a ver com o modo de trabalho do nordestino, principalmente, de pegar muito sol no dia a dia. Ela inflama muito e é tratável, mas chega um momento em que ela atrapalha a visão e precisamos fazer uma cirurgia”, explica o médico. 

O especialista explica que os riscos são ainda maiores para quem mora em lugares com maior incidência solar, como é o caso de Teresina, localizada entre os trópicos. Apesar dos benefícios do sol, Gonçalves reforça que, de maneira intensa e excessiva, também pode ser prejudicial à visão, sobretudo da população mais idosa. 

“A catarata também sofre a radiação solar durante a vida toda, por isso o paciente, principalmente acima dos 60 anos, costuma apresentar certo grau de catarata. A catarata pode acontecer em qualquer região do mundo, mas nas regiões tropicais, onde a incidência do sol é maior, ela é mais comum”, afirma o oftalmologista. 

Ambos os casos listados podem ser tratados ou reparados através de procedimentos cirúrgicos simples, onde o paciente se recupera em até 30 dias. Apesar disso,  o médico reforça a importância de consultas regulares ao especialista para diminuir as chances de desenvolver doenças mais graves, como melomas. 

"Essas lesões o paciente precisa ir ao oftalmologista. Nesse caso é cirurgia com certeza e às vezes precisamos fazer tratamento adjuvantes, como braquiterapia, radioterapia ou quimioterapia inclusive. Em algumas fases é possível curar completamente. Vá ao seu oftalmologista, ele vai lhe examinar, fazer o diagnóstico e realizar o melhor tratamento melhor", reforça Samuel Gonçalves.

Proteção

Por fim, o oftalmologista reitera a importância de se evitar a exposição excessiva ao sol como forma de se evitar o desenvolvimento de problemas na visão. Na sua avaliação, uma das proteções mais efetivas é o uso de óculos escuros. “É uma grande proteção ao olho. As pessoas devem usar, porque ele tem a proteção para raios UVA e UVB”, concluiu. 

Breno Moreno
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.