CURSOS TÉCNICOS À DISTÂNCIA VÃO BENEFICIAR 4 MIL EM 38 PÓLOS

O governador Wilson Martins e o secretário estadual da Educação, Átila Lira, participaram nessa quinta-feira (26) da aula inaugural dos cursos técnicos de nível médio na modalidade a distância (EaD), via rede E-Tec Brasil. Inicialmente, serão beneficiados 4 mil alunos em 38 polos de Norte a Sul do Piauí.


A partir do dia 5 de outubro, quando tem início o calendário dos cursos, serão ministradas aulas para cursos profissionalizantes de Administração, Agropecuária, Enfermagem, Informática e Logística, no contraturno de aulas dos discentes matriculados. Através de sistemas da Tecnologia de Informação e Comunicação, as aulas chegarão via satélite aos polos a partir de estúdios na TV Antares, em Teresina; professores no estúdio e alunos nos polos poderão manter contato instantaneamente via internet.



“Esses cursos democratizam o acesso dos alunos da rede pública estadual ao ensino profissionalizante. Desde o início do nosso Governo estamos preocupados com a ocupação dos jovens. Por isso, temos investido e apoiado programas que ocupem e deem qualificação a eles. Temos mais de 22.500 alunos matriculados no ensino profissionalizante presencial”, destacou  Wilson Martins, acrescentando que, somando-se o número de alunos do ensino profissionalizante, regular e, agora, não presencial, aos alunos atendidos pelo Projovem Urbano, Projovem Rural e ProJovem Trabalhador, chega a cerca de 50 mil o número de jovens que recebem capacitação profissional gratuitamente no estado.


Ainda segundo Wilson Martins, a pretensão do Governo do Estado é atender à demanda total por esses cursos. “Qualificação é fundamental para se chegar ao primeiro emprego. Tivemos quatro mil alunos matriculados, estamos oferecendo quatro mil vagas. Mas nosso limite é a demanda. Vamos atender a toda a demanda que tivermos”, assegurou.
                                     
A coordenadora da rede E-Tec Brasil no Piauí, Silvia Regina, explica que os cursos são ofertados pela Seduc, através da plataforma Moodle da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). “Os cursos atendem à vocação dos polos em que são ofertados. Trabalhamos com professores especialistas e mestres. Todo o material didático já está sendo encaminhado aos polos”, afirmou.

O secretário estadual da Educação, Átila Lira, ressaltou que a Educação a Distância é uma modalidade moderna de ensino e com resultados de excelência, que permite levar educação a qualquer lugar. “No Piauí, o maior benefício será para as pessoas que moram em localidades onde se têm dificuldades para levar uma estrutura complexa”, argumentou.

Fonte: Cidade Verde

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.