MAIS MÉDICOS: PIAUÍ RECEBE 16 CUBANOS E UM BRASILEIRO

Dezesseis médicos cubanos e um brasileiro formado em Portugal desembarcaram em Teresina (PI) por volta de 23h de sábado (15). Eles irão participar do programa Mais Médicos, do Governo Federal, e serão designados para trabalhar em regiões carentes do interior do Piauí. A previsão inicial era de que 19 médicos desembarcassem.



Apesar de uma lista com 19 médicos ter sido divulgada previamente, Luiz Odorico Monteiro de Andrade, secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, confirmou a vinda de 16 cubanos e um brasileiro formado no exterior, que irá para o município de Bocaina. Ainda não se sabe a razão da mudança, mas a lista de nove municípios atendidos foi mantida.

Zaymara Lopes, que irá trabalhar em São Miguel do Tapuio, disse já saber um pouco sobre o Piauí. "Sentimento de solidariedade, amor e irmandade para ajudar todo o povo brasileiro". 

Perguntada sobre os protestos realizados por médicos brasileiros em Fortaleza (CE), Zaymara Lopes foi diplomática. "Não podemos falar nada acerca disso, pois são outros colegas médicos também. Só viemos ajudar".

Recepção
Os médicos foram recebidos por gestores municipais e ainda militantes do PCdoB e da União da Juventude Socialista (UJS). Os cubanos foram abraçados e posaram para fotos como ídolos, aos gritos de "Cubanos sim, ianque não. Viva Fidel (Castro, ditador de Cuba) e a revolução".


Tatiane Seixas, uma das militantes explicou que apoia os médicos cubanos e de qualquer nacionalidade, pois eles estão vindo para ajudar quem mais precisa: o paciente. "Para ele, não importa a nacionalidade. Importa o cuidado". 

As manifestações contrárias no aeroporto de Teresina se limitaram a uma passageira, que chegou a bater boca com militantes da UJS, defendendo que a presidente Dilma Rousseff (PT) deveria se consultar com os médicos cubanos.

Secretários municipais foram dar as boas vindas aos médicos cubanos. A expectativa deles é de que os estrangeiros atendam a demanda das comunidades, pois irão cumprir a carga horária de 40 horas. Gestores se queixam de que o cumprimento da jornada de trabalho é um problema ainda enfrentado com médicos brasileiros no programa Saúde da Família (PSF). 

A chegada foi corrida. Um grupo de cubanos chegou a desembarcar no aeroporto, mas apenas enquanto aguardavam a decolagem para o Maranhão. Gestores municipais esperavam posar com todos para uma foto, mas os médicos seguiram rapidamente para os carros que os aguardavam.

No domingo, a programação dos profissionais será cultural. Há previsão de que os mesmos sejam levados a um show de humor. Nesta segunda-feira, os médicos serão recebidos com um café da manhã na Associação Piauiense de Municípios. Eles irão ficar em treinamento durante toda a semana, para se adaptarem ao sistma de saúde no Piauí, onde deverão trabalhar pelos próximos anos. 

Fonte: Cidade Verde

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.