MUNICÍPIOS PIAUIENSES ADEREM AO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

Este ano, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) conseguiu a adesão de 214 municípios ao Programa Saúde na Escola (PSE). Dentre os objetivos do Programa, os destaques são voltados para a qualidade de vida dentro da escola através de alimentação saudável, cuidados voltados para o controle da obesidade infantil e cuidados com a visão.

Segundo Márcia Alcioneide, coordenadora estadual do PSE, a meta conquistada este ano, adesão de quase todos os municípios piauienses, só foi possível graças às ações e atividades realizadas por técnicos da Sesapi, que, rotineiramente, visitam o interior para mostrar aos gestores municipais a importância do Programa para o alunado e, consequentemente, para a educação.

“A Sesapi faz constantes monitoramentos nas escolas que aderiram ao PSE. Com isso, os alunos passam a receber uma equipe multiprofissional de nutricionistas, psicólogos, oftalmologistas, que, juntos, detectam as necessidades de cada aluno e indicam onde eles devem receber determinado tratamento”, explica.

Ainda de acordo com a coordenadora, neste segundo semestre de 2013, as escolas continuam demonstrando preocupação com a alimentação dos alunos, oferecendo alimentos saudáveis e cortando aqueles que possuem as chamadas calorias vazias, como, por exemplo, os refrigerantes.

Conhecidos como bebidas de calorias vazias, os refrigerantes não oferecem nenhum benefício ao organismo humano. Além do açúcar em grande quantidade, os refrigerantes contêm sódio e diversas substâncias artificiais que não fazem bem à saúde.

"Sabe-se que, hoje em dia, o consumo de refrigerantes é um dos principais contribuintes para a epidemia de obesidade. Essa, inclusive, é outra problemática que o PSE está sempre combatendo através de um cardápio rico em frutas, legumes e sucos", ressalta a  coordenadora estadual do PSE.

Os próximos monitoramentos por parte da Sesapi voltados para as escolas que aderiram ao PSE estão previstos para o mês de novembro, em que os técnicos do órgão, além de reunir relatórios sobre o Programa, farão recomendações aos diretores de escolas e gestores municipais sobre o andamento dessas atividades.

Fonte: Cidade Verde

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.