PRESIDENTE DA APPM: MÉDICOS NÃO ESTÃO SE RECUSANDO A TRABALHAR NO PIAUÍ

O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Arinaldo Leal, negou que profissionais brasileiros do programa Mais Médicos estejam se recusando a atuar no Piauí. Dados do primeiro dia do programa apontam que só dois dos 23 bolsistas esperados ao Estado foram aos postos escolhidos. Dos 224 municípios, 121 municípios se cadastraram no programa.

O presidente da APPM explica que ainda não foi informado sobre os dados oficiais e também não acredita que os médicos estejam se recusando a exercer a medicina no Piauí. De acordo com o prefeito, a vinda dos profissionais ainda está dentro do prazo.

"Não saberia revelar o tempo máximo para que os profissionais compareçam ao Piauí. Mas como o programa começou hoje, ainda está dentro do prazo", reitera o gestor. 

Nesta segunda-feira (03), nem em Teresina, que tem dois cadastrados, houve apresentação. Apenas em Parnaíba, segunda maior cidade piauiense, com 141 mil habitantes, dois médicos estavam a postos. 

Arinaldo Leal conta que os prefeitos do Piauí se divergem sobre a contratação dos médicos pelo programa e apontam questões estruturantes como um dos maiores problemas na saúde. 

"Há prefeitos há favor e contra a vinda dos médicos porque acreditam que o município deverá arcar com salários, o que não foi nos repassado. Acredito que tudo o que vier para melhorar será bom. Sabemos também que o problema não é só a falta destes profissionais, mas questões estruturantes que passam pela construção e reforma de unidades e a questão das cirurgias de média complexidade", destaca. 

Como representante dos gestores de todo o Estado, o prefeito de Vila Nova do Piauí lamenta o atraso no repasse adicional do Fundo de Participação dos Municípios no valor de 1%, firmado durante a Marcha dos Prefeitos, em Brasília. "Acertamos que a apartir do mês de agosto seria repassado este auxílio financeira que não veio e trouxe grandes transtornos aos municípios. A cidade com menos habitantes, por exemplo, receberia R$ 107 mil". Estamos esperando o repasse para este mês", finaliza o presidente da APPM. 

Fonte: Cidade Verde

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.