19 DE OUTUBRO DIA DO ANIVERSÁRIO DO NOSSO ESTADO PIAUÍ

19 de outubro é o dia do aniversário do nosso Estado do Piauí. Decorrente da data 30 de Agosto de 1937, como forma de realçar a primeira proclamação da independência do Piauí, que se deu em 19 de Outubro de 1822 na Câmara de São José da Parnaiba pelos valorosos piauienses que estiveram em defesa da independência piauiense sob o domínio lusitano dos senhores Simplício Dias da Silva, João Cândido de Deus e Silva. E outros mais. 

O blog Simões Online presta homenagem aos 191 anos de aniversário do estado do Piauí. O dia 19 de outubro 1822 marca. Oficialmente o inicio do movimento libertário no Piauí foi quando parnaibanos, liderados por simplício dias da silva, declararam a províncias independente de Portugal, mas leal ao príncipe dom Pedro filho de dom Pedro VI, que ao partir para Lisboa deixou-o responsável pelos negócios do reino em terras brasileiras. Comemora nesta data o dia do Piauí, marcada no calendário estadual por força de lei aprovada pela Assembléia Legislativa, de autoria do deputado José Auto de Abreu. 

O dia 19 de outubro, segundo os historiadores que defendem ser Parnaiba o centro irradiador das idéias de liberdade, coloca as cabeças de Simplício Dias da Silva e do juiz João de Deus e Silva e outros da independência a deixarem em plano inferior os passos seguintes do movimento, registrados principalmente em Oeiras e Campo Maior.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.