NIÈDE GUIDON ANUNCIA DESCOBERTA DE VESTÍGIOS DE TERREMOTO NO PIAUÍ

A arqueóloga Niède Guidon anunciou a descoberta de vestígios de um grande terremoto pode ter aberto um vale da região. Além dos vestígios 12 sepulturas foram descobertas durante escavações nos meses de setembro e outubro no Parque Nacional da Serra da Capivara. A arqueóloga considera as descobertas de grande importância para as pesquisas.


"Os geólogos terão que fazer a sondagem ainda para termos informações mais precisas. A descoberta foi agora entre os meses de setembro e outubro.", afirmou a arqueóloga.

Antes desta, a descoberta mais recente no parque foi o Piauhytherium capivarae, nome com o qual foi batizada uma nova espécie de mamífero de grande porte descrita com base em fósseis descobertos principalmente nas imediações da Serra da Capivara, sudeste do Piauí. 


A descoberta foi realizada pelos pesquisadores Claude Guérin e Martine Faure, da Universidade Claude Bernard-Lyon 1, na França, que trabalham em parceria com a Fundação Museu do Homem Americano (FumdhamM) desde as primeiras publicações paleontológicas sobre a região, na década de 1990.

A detalhada comparação realizada pelos pesquisadores demonstrou que o esqueleto de Piauhytherium capivarae é consideravelmente diferente do de outra espécie proximamente aparentada a ele: Toxodon platensis.


As diferenças mais evidentes verificadas residem na forma de regiões específicas do crânio e dos dentes. Além disso, alguns elementos do restante do esqueleto, sobretudo os ossos dos membros , também apresentam consideráveis dessemelhanças em relação à espécie Toxodon platensis.

O artigo que descreve esta grande descoberta é dedicado pelos autores à arqueóloga Niède Guidon por seus 25 anos de perseverança na busca de fósseis destes mamíferos gigantes que habitaram o território que hoje conhecemos como o estado do Piauí.

Fonte: Cidade Verde

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.