SIMÕES E MAIS 45 MUNICÍPIOS VÃO RECEBER PROJETO PARA MANEJO FLORESTAL SUSTENTÁVEL

O Piauí está inserido em um projeto para implementação de planos de manejo florestal sustentável em Assentamentos da Reforma Agrária.  A região do Vale dos Guaribas no Piauí, situada na mesorregião do Araripe, está entre as áreas do semiárido nordestino que mais sofre com o desmatamento. A lenha é usada principalmente na indústria de gesso e cerâmica.

Serão beneficiadas as famílias de assentamentos rurais do INCRA e do Plano Nacional do Crédito Fundiário (PNCF). O projeto está em fase de reconhecimento na região. Serão realizadas a seleção e caracterização dos projetos de assentamento, a capacitação dos assentados e a implementação dos Planos de Manejo Florestal Sustentável.

Atualmente, o consumo de lenha é intenso devido ao crescimento do setor industrial naquela região. Porém, a exploração é feita de forma desordenada, o que aumenta o risco de desertificação da Caatinga.O manejo florestal sustentável se propõe a resgatar a conservação da biodiversidade e do solo, incentivando também a geração de emprego e renda aos agricultores e agricultoras familiares através da comercialização de madeira sustentável e legal.

A demanda dos assentamentos será destinada às indústrias que precisam da madeira. Através do manejo florestal, os assentados irão dispor de uma atividade contínua. Isto porque a madeira é explorada periodicamente em ciclos, levando em conta o tempo necessário para a conservação da vegetação. O projeto pode ser uma alternativa de renda em momentos de seca. A atividade de manejo permite ao agricultor obter produtos madeireiros e também não madeireiros, como mel, frutos, resinas, óleos, cascas e sementes.

A atividade é uma iniciativa da Associação Plantas do Nordeste (APNE) em parceria com o Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe (Chapada) e o Centro de Educação Comunitária Rural (Cecor). “É importante que os assentamentos desenvolvam práticas de uso e produção sustentáveis para geração de renda e que conservem os recursos naturais”, comenta o coordenador do Projeto e coordenador técnico da APNE, Frans Pareyn.

O projeto, que envolve também municípios do Ceará e do Pernambuco, deve começar no próximo ano, com ação financiada pela Caixa Econômica Federal, através do Fundo Socioambiental, com apoio do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Os municípios beneficiados no Piauí são:

Vila Nova do Piauí
Pio IX
Vera Mendes
Pedro Laurentino
Paulistana
Santo Antônio de Lisboa
Socorro do Piauí
Simplício Mendes
Simões
Queimada Nova
Ribeira do Piauí
São Julião
São João do Piauí
São Francisco de Assis do Piauí
Santo Inácio do Piauí
João Costa
Floresta do Piauí
Acauã
Alegrete do Piauí
Bela Vista do Piauí
Belém do Piauí
Betânia do Piauí
Caldeirão Grande do Piauí
Campinas do Piauí
Campo Alegre do Fidalgo
Campo Grande do Piauí
Capitão Gervásio Oliveira
Caridade do Piauí
Conceição de Canindé
Curral Novo do Piauí
Patos do Piauí
Francisco Macedo
Francisco Santos
Fronteiras
Isaías Coelho
Itainópolis
Jacobina do Piauí
Jaicós
Lagoa do Barro do Piauí
Moreilândia
Massapê do Piauí
Monsenhor Hipólito
Nova Santa Rita
Padre Marcos
Paes Landim


Fonte: Portal o Dia

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.