GOVERNO ENTREGA PÁS CARREGADEIRAS, PIPAS E CAÇAMBAS A 133 MUNICÍPIOS

Está confirmada para o dia 31 de janeiro, ás 9h, a entrega de 133 máquinas aos municípios piauienses pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O evento acontece na Associação Piauiense de Municípios (APPM). Nesta entrega, 42 municípios receberão um caminhão pipa cada, 32 recebem pá carregadeira e 59 serão contemplados com caminhões caçamba. Os equipamentos fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), sendo esta a sexta entrega no Piauí.

“Serão cinco equipamentos a serem entregues a cada município, incluindo caminhão pipa e caçamba, retroescavadeira, pá carregadeira e motoniveladora, um kit avaliado em mais de dois milhões de reais”, destaca Pedro Calisto, delegado do MDA/PI.

Calisto esclarece ainda a manutenção das máquinas licitadas a partir de maio de 2013 está garantida. “As revisões são gratuitas no limite de 100 mil Km para os caminhões e 2.500 horas de trabalho para os demais equipamentos”, acrescenta. Para o prefeito de João Costa, Gilson Castro, essa e outras ações estão amenizando o sofrimento por qual passam cidadãos do seu município.

“Os equipamentos já estão sendo usados para a construção e melhoria das estradas vicinais, que fazem a ligação entre meio rural e área urbana, para facilitar o transporte da produção da agricultura familiar e construir barreiros para armazenamento de água para a pequena produção agrícola, além de outras utilidades”, afirma o prefeito.

Já o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Arinaldo Leal, cobra apoio do Governo Federal para manutenção e guardo das máquinas. “Nossas dificuldades estão, além da manutenção desses equipamentos que têm um custo altíssimo, é ter onde guardá-los, pois não existem locais apropriados nos municípios ficando os mesmos a mercê de vândalos”, relata Arinaldo Leal. 


Exigências

Só poderão levar seus equipamentos os municípios que enviarem dois motoristas com habilitação D ou E para a capacitação de operação de cada maquinário, que acontece nos dias 27 e 28 deste mês. Também é necessário que o município tenha realizado o emplacamento dos veículos.

Em todo o Piauí serão 2.020 técnicos capacitados para operar os equipamentos, gerando emprego, mão de obra qualificada, contenção de gastos com aluguel de máquinas e renda, influenciando principalmente a economia dos pequenos municípios.

Fonte: APPM

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.