AÇUDES DO PIAUÍ OPERAM SÓ COM 30% DA CAPACIDADE E AGRAVA ABASTECIMENTO


O chefe da equipe técnica do Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra a Seca), Francisco Ribeiro, informou que quatro dos açudes piauienses estão em situação alarmante, com menos de 30% da capacidade total.

“Em pior situação está o açude de Bocaina, que assim como no ano passado, opera com apenas 20% de sua capacidade”, acrescentou Ribeiro. O açude de Bocaina abastece a microrregião de Picos e tem capacidade total de 106 milhões de metros cúbicos.

Em segundo lugar no ranking de açudes em situação grave está o de Piaus, também na região de Picos, que está apenas com 12% de sua capacidade. “Está pior que o ano passado. Se no próximo ano não chover, a situação ficará insustentável”, completou o chefe da equipe técnica. O açude de Piaus tem capacidade máxima para 104 milhões de metros cúbicos de água.

O açude Cajazeiras, localizado em Pio IX, tem capacidade para 25 milhões e está operando apenas com 700 mil metros cúbicos.

O açude Barreiras, de Fronteiras, opera com cerca de 6 milhões de metros cúbicos, quando sua capacidade é de 52 milhões.

Fonte: Cidade Verde

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.