VOTOS DE SIMÕES, CURRAL NOVO E OUTRAS 46 LOCALIDADES DO PIAUÍ SERÃO TRANSMITIDOS VIA SATÉLITE


Os votos de 48 localidades consideradas muito distantes serão transmitidos através de satélite durante a apuração das eleições deste ano. Segundo o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, Anderson Lima, essas comunidades são consideradas locais de difícil acesso, com pouco ou nenhuma comunicação.

“Em cada local desse, o TRE-PI irá colocar um técnico com um computador e o aparelho via satélite. Após o final da votação, em pouco tempo o resultado da apuração dessas localidades chegará ao TRE-PI. O objetivo da utilização dessa tecnologia é agilizar o processo de apuração dos votos”, relatou.

Utilizada desde as eleições municipais de 2008, a transmissão via satélite é feita nas seções eleitorais instaladas em aldeias, terras e reservas indígenas, seringais, comunidades ribeirinhas, colônias, quilombos, assentamentos, zonas rurais e vilarejos isolados.

Anderson Lima afirmou que os locais que contam com essa tecnologia foram escolhidos em virtude da distância, do difícil acesso e da escassez ou inexistência de sistemas capazes de promover comunicação rápida e de qualidade. Ele afirmou ainda que os dados entrarão em uma rede de comunicação de uso restrito, não conectada à internet, serão recebidos e totalizados.

“Diversos desses locais, em certas épocas do ano, tornam-se intransitáveis, seja por terra ou água. A garantia da segurança do voto é assegurada, pois os dados serão enviados para uma rede de comunicação do TSE”, completou.

A Justiça Eleitoral, então, fará um check list e totalizará os resultados para serem divulgados. A tecnologia alcançará 1.269 localidades remotas em 380 municípios de 16 estados (Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rondônia, Roraima e Tocantins).


Fonte: TRE-PI

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.