ENDIVIDADOS, MUNICÍPIOS PREVEEM DIFICULDADES PARA ENFRENTAR FORTES CHUVAS


O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Arinaldo Leal, prevê que os prefeitos do interior terão dificuldades para enfrentar os problemas ocasionados pelas chuvas nos próximos meses. Para justificar sua previsão, ele cita a crise financeira das prefeituras, resultado de seguidas quedas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Cristino Castro, município localizado 610 quilômetros ao Sul da capital Teresina, foi um dos mais atingidos pela chuva que banhou quase todo o estado nesta segunda-feira (17). Segundo o prefeito Valmir Falcão (PSD), ainda é difícil calcular os prejuízos.

“Rachou muita casa. Duas foram completamente destruídas. Cerca de 30% do calçamento da cidade também ficou destruído. As estradas no interior também estão comprometidas”, contou o gestor sobre a chuva de aproximadamente duas horas ocorrida na madrugada de segunda.

Para Arinaldo Leal, os municípios não estão preparados para enfrentar os problemas que geralmente aparecem associados às fortes chuvas. “Quando isso acontece, a situação fica muito grave. As prefeituras não estão preparadas para esse tipo de chuva. 

A situação financeira é grave. Ontem foi feita a confirmação da parcela do FPM para o dia 20. Haverá outra queda. Esperávamos aumento para novembro, mas infelizmente não virá”, comentou o presidente da APPM no Notícia da Manhã desta terça-feira (18). Embora a chuva forte preocupe, a chegada do período chuvoso é motivo também de alívio. A APPM informa que choveu em praticamente todas as cidades do Semi-Árido, que sofrem com seca. Mas Arinaldo Leal lembra que os pastos e os reservatórios ainda devem demorar para ser recuperados.

“Ainda leva um tempo para começar a sair pastagem para os animais. São cerca de 20 ou 30 dias. A maioria das chuvas que caiu não foi suficiente para repor também os reservatórios de água”, assinalou.

Folhas de pagamento

As seguidas quedas nos repasses do FPM continuam preocupando Arinaldo Leal e os prefeitos do interior piauiense. Mesmo assim, o presidente da APPM afirma que o pagamento do 13º salários dos servidores municipais está garantido.

“Estamos buscando junto à bancada federal tentar melhorar essa situação. Estamos tentando uma lei para aumentar em 1% o FPM. Infelizmente isso também não é suficiente para os municípios cumprirem seus compromissos”, disse. “Existem prefeituras com situação muito difícil, mas garantimos o pagamento do 13º. Em compensação, alguns municípios não vão ter como pagar o mês de dezembro, que deve ficar apenas para janeiro”, complementou.

Fonte: Cidade Verde

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.