CRIANÇA E ADOLESCENTE FORA DA ESCOLA, NÃO PODE! PARTICIPE DESDE ENFRENTAMENTO Á EXCLUSÃO ESCOLAR


Toda criança – e cada uma delas- tem direito a uma educação pública de qualidade e a aprender.

A lei é clara. O direito de aprender deve ser garantindo a todas as meninas e meninos, com absoluta prioridade pelo Estado, pela Família, pela Comunidade e pela sociedade em geral. (ECA-Art. 4º). “FORA DA ESCOLA NÃO PODE”! E na Escola SEM aprender, também não pode!

Temos conhecimento, através do IBGE-(2010) que no Brasil mais de 3,8 milhões de crianças e adolescentes de 4 a 17 anos estão fora da Escola, com maior incidência de 4 e 5 anos.
            
Existem muitas barreiras socioculturais que contribuem para a exclusão escolar em todas as faixas etárias, entre elas estão: A descriminação racial, famílias de baixa renda, pais com pouca escolaridade, crianças quilombolas ou com deficiência.Percebe-se também que a desigualdade socioeconômica é um dos fatores que mais tem influenciado na escolaridade das crianças brasileiras.   
            
Simões  está incluído neste índice,  por isso, a Prefeitura, SEMEC- Secretárias Municipais, Escolas e Selo UNICEF estarão realizando em abril uma campanha Educacional “CRIANÇA FORA DA ESCOLA NÃO PODE” Queremos, pois, junto às famílias mudar esta situação para reduzir desigualdades, a priori no que concerne a EXCLUSÃO ESCOLAR.

CONVOCAMOS A TODOS: Pais – primeiro e educadores, Secretarias - de Educação, Assistência Social e Saúde Gestores Municipais: Gestores escolares, professores Agentes de Saúde, Conselho Tutelar, Funcionários de escolas, Sociedade civil organizada e o NUCA para juntos participaremos desta campanha, tendo por desafio, todos os meninos e meninas simonenses frequentando escolas e aprendendo ate o Censo de 2020.
                                       FORA DA ESCOLA NÃO PODE!

A Escola é o melhor espaço para a aprendizagem das crianças e adolescentes para as práticas esportivas, para atividades lúdicas, para socialização, interação e inclusão social. Você pode participar para mudar esta situação.





Fonte: Terezinha Carvalho e Sousa articuladora do SELO

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.