VACINAÇÃO CONTRA A DENGUE NO PARANÁ COMEÇARÁ NO DIA 13 DE AGOSTO


O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), lançou nesta terça-feira (26) a Campanha de Vacinação contra a Dengue no estado. A vacinação começará no dia 13 de agosto em 30 cidades, escolhidas por critérios técnicos e epidemiológicos, e seguirá até o dia 31.

A vacina tem três doses, e elas devem ser tomadas a cada seis meses. O público-alvo em 28 municípios abrangerá pessoas entre 15 e 27 anos. Em Paranaguá, no litoral, e em Assaí, na região norte, a faixa etária do público-alvo será diferente: dos 9 aos 44 anos. Isto se deve porque as duas cidades têm incidência superior a 8 mil casos por 100 mil habitantes. O número de pessoas, com direito à vacina em Paranaguá, chega a 90 mil.

"Chegando o final do ano, o verão, as pessoas já estarão imunizadas para que possamos proteger os paranaenses de novas epidemias de dengue, como aconteceu em Paranaguá", disse o governador.

As cidades que receberão as doses para a campanha são: Paranaguá, Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Boa Vista da Aparecida, Tapira, Santa Isabel do Ivaí, Cruzeiro do Sul, Santa Fé, Munhoz de Melo, Marialva, Paiçandu, São Jorge do Ivaí, Maringá, Mandaguari, Sarandi, Iguaraçu, Assaí, Ibiporã, Jataizinho, Porecatu, Bela Vista do Paraíso, Cambé, Londrina, Sertanópolis, Leópolis, São Sebastião da Amoreira, Itambaracá, Cambará e Maripá.

Ainda não há previsão de que as vacinas sejam distribuídas para outros municípios do estado.

O lançamento da campanha ocorreu nesta tarde no Porto de Paranaguá, no litoral, e dez pessoas foram vacinadas. Wallace Garcia, morador da cidade, foi quem recebeu a primeira dose da vacina.

"É a primeira vacinação pública de todas as Américas", afirmou Beto Richa. Conforme o governo estadual, foram investidos R$ 50 milhões para a compra de 500 mil doses da vacina, que atenderão a primeira fase da campanha. Beto Richa disse que o prejuízo, neste ano, causado pela dengue foi superior a R$ 330 milhões. "Se formos comparar, nós estamos nos antecipando ao problema. Então, não é um gasto, é um investimento que fazemos na saúde pública para proteger a nossa população", explicou o governador.

Dengue no Paraná

O Paraná tem 55.640 casos confirmados de dengue desde agosto de 2015 e 61 mortes causadas pela doença somente neste ano, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Oitenta e nove cidades estão com epidemia de dengue. O último boletim informativo da doença foi divulgado pela pasta nesta terça.


Paranaguá é o município do estado com mais mortes causadas pela dengue e casos confirmados da doença: 30 e 15.779, respectivamente. Depois, as cidades com mais casos confirmados são: Foz do Iguaçu, no oeste (6.309) e Londrina, na região norte (4.443).

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.