LANÇADO EM MARCOLÂNDIA TERRITÓRIO CHAPADA DO VALE RIO ITAIM


O  evento aconteceu na câmara municipal de Marcolândia. O território abrange 16 municípios como: Acauã, Belém do Piauí, Betânia, Caldeirão Grande, Caridade do Piauí, Curral Novo, Francisco Macedo, Jacobina, Jaicós, Marcolândia, Massapê do Piauí, Padre Marcos, Patos, Paulistana, queimada Nova e Simões. O processo de criação do território iniciou-se em 2003, onde o governo do Estado criou essa forma de organização territorial. A ideia é criar território de desenvolvimento com visão e capacidade de fazer políticas públicas melhores discutidas e melhores trabalhadas e assentadas na realidade de cada município e os mesmo de agruparem no sentido de se ajudar e explorar as potencialidades de cada um. O processo é para ser desenvolvido a médio e longo prazo para o governo ter uma articulação melhor trabalhada para cada município. 


Foi criada uma nova estrutura na SEPLAN tendo em vista a criação deste 12º território, tendo em vista também que o território do vale do Guaribas era muito extenso abrangendo 39 municípios. A criação do vale do Itaim vem no sentido de atender a demanda e ao mesmo tempo da uma oportunidade pro governo poder trabalhar essa estratégia de forma mais organizada. O objetivo do vale do Itaim é juntar todos os esforços com a sociedade civil, sindicatos associações, câmara de vereadores, prefeituras, o setor privado e com o apoio do governo desenvolver todos os municípios citados.

A visão de território ajuda o governo a planejar melhor o desenvolvimento dos municípios. Este processo buscar a melhoria de renda, de emprego, melhor qualidade de vida, melhorias nas políticas públicas para transformar o território em um lugar digno onde as pessoas possam viver bem, educar seus filhos com base nos padrões de dignidade que estabelece a nossa constituição. A equipe da SEPLAN; apresentou toda metodologia e dinâmica de como serão desenvolvidos os trabalhos, e com essa filosofia;de trabalho ouvir e debater com todos para melhorar o desenvolvimento regional.



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.