PREFEITO ZÉ WLISSES APOIA CULTURA DA FESTA DO JUDAS NO MUNICÍPIO DE SIMÕES - PI


  Mesmo com o impacto da indústria cultural  ainda sobrevive muitos costumes e crenças herdadas dos nossos antepassados. A festa de Judas no sábado de aleluia é uma delas e ainda é tradição vigente nas comunidades católicas e ortodoxas em todo mundo.
        

  Para o Brasil veio através dos portugueses e espanhóis. Este espetáculo consiste em colocar no Judas máscaras de pessoas não aceitas pelo povo, o judas é representado por um boneco confeccionado com retalhos de panos, serragens,  jornais, o qual é ateado fogo no final do espetáculo, em algumas regiões o Brasil.
           

Em nosso município a festa do Judas é uma tradição com mais de seis décadas e que veio dos moradores do Sítio Vagem bela e foi se expandindo pela localidade de Belo Monte até chegar em Simões.

                    

São homens (grupos) caracterizados de caretas, em alguns casos vestidos de mulher Com chicotes na mão e chocalhos. Visitam as casas para angariar alimentos e outros objetos para expor "no quintal ou circo" onde acontece a brincadeira. Lá já se encontra o Judas,  num grande mastro para ser morto no final do espetáculo. É muito animado com a participação de muitas pessoas que entram no "circo" para roubar os objetos e, quando pegos, recebem chicotadas dos caretas. A brincadeira é encerrada pela morte do Judas com tiros e os caretas fugindo com o boneco do Judas em pedaços.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.