SANTUÁRIO DE SOROCABA VAI RECEBER CHIMPANZÉ LIBERTADA POR HABEAS CORPUS


O Santuário de Grandes Primatas de Sorocaba (SP), que é afiliado ao Great Ape Projec (GAP), vai receber uma nova moradora nesta quarta-feira (5). É a chimpanzé Cecília, que vivia há anos enclausurada em um zoológico de Mendoza, na Argentina, e conseguiu através de um Habeas Corpus o direito de viver em um santuário.

O pedido foi feito pela ONG argentina AFADA (Associacion de Funcionarios y Abocados pelos Derechos de los Animales) à Justiça do país, com argumentos que a chimpanzé é um sujeito de direito, e não um objeto, e que se encontrava em condições precários no zoológico.

Chimpanzé Cecília chega amanhã ao Santuário dos Primatas em Sorocaba O processo correu por mais de um ano na Justiça argentina até que a Juíza Maria Alejandra Maurício, de Mendoza, concedeu o pedido e determinou a transferência de Cecília para o santuário brasileiro.

Outras tentativas de libertação de grandes primatas de cativeiros inadequados no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa por meio de um Habeas Corpus já foram e vêm sendo feitas, mas até o momento não tiveram sucesso.

Cecília tem 19 anos e é a única sobrevivente de um grupo de chimpanzés que morava no zoológico. Ela ficou sozinha depois da morte inesperada, em um curto espaço de tempo, de seus companheiros Charly e Xuxa, ficando muito depressiva.

Além disso, as condições em que se encontrava eram precárias, piorando ainda mais seu estado físico e mental. No Santuário de Grandes Primatas de Sorocaba, ela passará por um período de quarentena e depois será introduzida em um dos grupos dos mais de 50 chimpanzés que hoje vivem no local.

Fonte: G1

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.