PALESTRA SOBRE DROGAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE SIMÕES-PI

As escolas públicas estaduais em Simões: José Bento, Luís Lopes e Raul Sérgio realizaram palestras na tarde e noite dessa última quarta-feira, 4 de abril de 2017, com adolescentes, jovens e adultos abordando o tema: DROGAS, UMA INIMIGA A SER VENCIDA: Orientações preventivas e ações ostensivas no combate ao tráfico e uso de drogas. Para ministrarem as palestras,  as escolas contaram com a colaboração do Major da PM, Estanislau FELIPE  Oliveira e a Soldado Sauene Carvalho,  instrutora do PROERD (PROGRAMA DE EDUCAÇÃO E RESISTÊNCIA ÀS DROGAS), além de contarem com a presença do Capitão Sobrinho.

A iniciativa faz parte uma série de ações que as escolas estaduais estão desenvolvendo desde 2015 para o fortalecimento de uma cultura de paz não apenas no âmbito educacional, mas na sociedade.

As drogas e todos os fatores que a envolvem são um dos principais e mais difíceis desafios do mundo contemporâneo que causam danos e sequelas irreparáveis para os indivíduos envolvidos e diretamente suas famílias, bem como para o conjunto da sociedade. 

Diante desse desafio, é necessário que as escolas desempenhem seu papel social em parceria com outras segmentos, instituições e áreas   como a família, o poder público em todas as suas esferas e representações, através dos setores de segurança pública, (polícias), judiciário, ministério público, assistência social,  secretarias de saúde, organizações não governamentais, entre outros.

Neste sentido, se faz necessário o desenvolvimento de políticas públicas e ações permanentes de prevenção ao uso de drogas, pois é mais barato e nada traumático em relação às ações ostensivas contra o tráfico ou de recuperação  dos dependentes.     


OBS: Texto redigido pelo prof. Adalberto.                   

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.