LULA CONTINUA SUA AGENDA NO PI E RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO PICOENSE


 Durante solenidade realizada nas proximidades da Casa Ápis, no bairro Pantanal, na manhã deste sábado, o ex-presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva (PT), foi homenageado pela população e pelas autoridades políticas do município. Dentre essas honrarias estava o Título de Cidadania Picoense, que foi entregue pelo vereador Wellington Dantas (PT), propositor do projeto, e pelos vereadores Zé Luís (PTB), Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha (PTB), e pelas vereadoras Valdívia Santos (PR) e Dalva Mocó (PTB).
 Em rápidas palavras o vereador Wellington Dantas justificou concessão da comenda como forma de reconhecimento pelas três mil casas construídas através do “Programa Minha Casa, Minha Vida” em Picos, expansão da UFPI – Campus Senador Helvídio Nunes de Barros e construção do IFPI, realizações de quando Lula era presidente. “O senhor fez a transposição do ensino superior na nossa cidade”, declarou Wellington.
 O ex-presidente Lula também fez o batismo simbólico da Brigada da Juventude Camponesa Marisa Letícia, que carrega o nome da esposa do ex-presidente morta no início deste ano, vítima de acidente vascular cerebral. Ainda no esteio das homenagens o jovem Alexandre Ramos, graduado em Sistema de Informação pela UFPI local entregou a Lula o seu diploma de graduação, reconhecendo-o como um dos responsáveis pela concretização desse sonho.
 g
 Houve ainda o descerramento de uma placa comemorativa da visita de Lula a Picos e das realizações aqui empreendidas por ele.
Dezenas de pessoas acompanhavam a caravana do ex-presidente, o governador Wellington Dias (PT), a senadora Regina Sousa (PT), o senador Linderberg Faria (PT-RJ), a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ), o secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico do Piauí, Icemar Lavor Neri, o Nerinho (PTB), a deputada estadual Belê Medeiros (PP), os ex-prefeitos de Picos Gil Paraibano e José Neri de Sousa, além do prefeito Pe. Walmir Lima (PT).
 Em seu discurso o Pe. Walmir Lima também agradeceu ao presidente as construções no município e falou bastante sobre a perseguição movida contra Lula por setores reacionários da sociedade brasileira, fazendo um paralelo da vida do líder político com Jesus Cristo. Ao final o prefeito conduziu um “Pai Nosso”, como fazia nos tempos de sacerdócio e finalizou dizendo: “aqueles que matam o corpo, não matam o coração”.
 Acompanhando o ex-presidente desde que ele entrou no território piauiense, Wellington Dias (PT), também fez uma série de menções elogiosas a Lula, enfatizando as suas realizações pelo Piauí.
O ex-presidente
Quando do seu discurso de pouco mais de 15 minutos, o ex-presidente Lula foi bem informal. Destoando do mar de camisas vermelhas usadas pelas pessoas que o prestigiavam, Lula usava uma camiseta azul com a estampa do rosto de Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”, e um chapéu de palha. Com a voz bastante rouca, ele agradeceu o título de cidadania e se disse incomodado sobre como a população picoense consegue permanecer tanto tempo com um sol tão forte no “cocuruto”.
“Haverá um dia em que o povo estará tão consciente, que dirão para nós políticos: vocês que gostam de falar, vão lá para o sol e nós vamos para a sombra para ouvir vocês e ver quanto aquentam ficar no sol”, comentou.
Ele se desculpou com a população por ficarem tanto tempo no sol para ouvi-lo. Lula relembrou ações dos seus oito anos de governo e os cinco anos de governo de Dilma Rousseff (PT), deposta em um golpe em 2016. O ex-presidente destacou que a economia é movimentada pela população e tratou de elaborar programas de distribuição de renda. “Quando assumi a presidência era a minha obsessão que cada brasileiro fosse dormir de barriga cheia”, declarou.
 O ex-presidente também criticou as políticas do atual governo federal, especialmente a reforma da Previdência que deve penalizar a população que sobrevive da agricultura familiar. Ele disse que expandiu o Ensino Superior e as escolas técnicas por entender que estas são fábricas de produzir inteligência, cujos produtos não têm retorno e nem vai à falência.
Lula finalizou suas palavras dizendo que tem muito carinho pelo Piauí e pelo “Índio”, expressão que utilizou para se referir a Wellington Dias, frisando que ele consegue recursos em Brasília – DF com grande facilidade. Lula também pediu que a população se preparasse para as eleições de 2018 afirmando que o povo vencerá no voto.

Números
A Polícia Militar não divulgou estimativas do número de pessoas prestigiando o ex-presidente, mas acreditasse que tenha ficado em três e cinco mil pessoas.

FONTE: FOLHA ATUAL.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.