A SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DE SIMÕES-PI PROMOVE A 1ª CAMINHADA “OUTUBRO ROSA”

 O movimento popular internacionalmente conhecido como outubro rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete a cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população. No município de Simões-PI, aconteceu hoje a “1ª Caminhada Outubro Rosa”, momento no qual a população feminina foi convidada a participar de uma programação que incluiu além da caminhada pelo centro da cidade, aula de zumba, sorteio de brindes e música ao vivo com cantoras locais.
 O evento teve como momento emocionante os testemunhos das professoras Vera Lucia e Elaine Cristina, que passaram por problemas, venceram e falaram para todos em praça pública de suas lutas de superação.
  A Secretária Municipal de Saúde, Isamária Dantas, falou sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama através da realização periódica de exames. Ressaltou ainda que a SMS de Simões vem atuando de forma bastante efetiva na área de atenção à saúde da mulher. Durante o ano de 2017, até o presente momento, 560 mulheres do município já realizaram mamografia. Tendo sido 490 apenas no mês de Julho, em parceria com o SESC no caminhão de Saúde da Mulher e 70 foram encaminhadas para o município de Picos para a realização do exame.  
  Durante o percurso da caminhada, foram repassadas diversas informações a respeito do câncer de mama. Tais como fatores de risco, fatores de proteção, faixa etária indicada para realização dos exames, importância da detecção precoce e etc. Encerrada a caminhada, todas as mulheres foram convidadas a participar de uma aula de zumba. 
Foram sorteados diversos brindes, doados por profissionais e clínicas do município dentre eles: mamografia, usg de mama, serviço de manicure, serviço de cabeleireiro, serviço de maquiagem, entre outros.
 A programação foi finalizada com a apresentação de cantoras  Ana Maria, Leandra, Samara e Ana Carolina.
   Além das equipes que atuam na saúde do município, estiveram presentes as seguintes autoridades municipais: José Wilson de Carvalho (Zé Wlissses) prefeito municipal de Simões-PI, vereadores Pedro Custódio, Francisco Ângelo e Rúbia Moura, Iris Elaine Secretária de município da Educação, Claudicéia Feitosa secretária de município da assistência social e a coordenadora de Cultura Terezinha Carvalho. Estas informações foram passadas pela enfermeira Renata Sulamita, coordenadora municipal do PNI.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.