APPM REALIZA REUNIÃO PARA DISCUSSÃO DO "PAR" PLANO AÇÕES ARTICULADAS

Na próxima quinta-feira, dia 05 de outubro, será realizada, na sede da Associação Piauiense de Municípios (APPM), a reunião do Plano de Ações Articuladas (PAR). O evento, previsto para iniciar às 8h, será no auditório da instituição. O PAR é a ferramenta de planejamento a ser elaborada pelas prefeituras e secretarias estaduais de educação visando a captação de recursos junto ao Ministério da Educação (MEC).


 Desde o último dia 1° de setembro de 2017, o PAR foi aberto para que os municípios pudessem cadastrar as suas iniciativas para os próximos anos, envolvendo demandas como aquisição de equipamentos e mobiliários escolares, veículos, construção de quadras, creches, escolas entre outros benefícios.
Contudo, para que os municípios possam acessar os recursos, é imprescindível o correto monitoramento e prestação de contas das ações executadas ou em andamento nas prefeituras, fruto do ciclo anterior do PAR. Atualmente, boa parte das prefeituras está com Plano bloqueado por falta de uma sistemática mais eficiente de monitoramento.

 A capacitação terá como foco orientar os gestores municipais quanto aos procedimentos de uso e operação do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec), discutindo as estratégias para o êxito na captação de recursos para a educação.

SOBRE O PAR

O Plano de Ações Articuladas (PAR) é um instrumento de planejamento da educação por um período de quatro anos. É um plano estratégico de caráter plurianual e multidimensional que possibilita a conversão dos esforços e das ações do Ministério da Educação, das Secretarias de Estado e Municípios, num SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO. A elaboração do PAR é requisito necessário para o recebimento de assistência técnica e financeira do MEC/FNDE, de acordo com a Resolução/CD/FNDE n° 14 de 08 de junho de 2012.

Fonte: Ascom APPM

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.