SEFAZ APRESENTA NOVA ON-LINE DE ATENDIMENTO AO CONTRIBUNINTE
O Fale com a Sefaz
chega com a proposta de reunir em um só lugar informações de todos os serviços
da secretaria.
A
Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) reuniu, nesta terça-feira (12), no
auditório da Escola Fazendária, servidores, profissionais contadores e
representantes de transportadoras conveniadas para apresentar a nova
ferramenta de atendimento ao contribuinte. O "Fale com a Sefaz" chega
com a proposta de reunir, em um só lugar, informações de todos os serviços da
secretaria, proporcionando agilidade aos usuários.
“O Fale com a Sefaz é uma ferramenta de atendimento que busca
tornar mais eficiente essa comunicação entre todos aqueles que buscam
informação dentro da Secretaria da Fazenda e os servidores”, explica Wagno
Linhares, coordenador do projeto.
O atendimento é todo virtual
por meio do endereço http://www.sefaz.pi.gov.br/falecomasefaz/.
O contribuinte poderá tirar dúvidas sobre cadastros, IPVA, Nota Piauiense,
malha fiscal, notas fiscais, taxas, postos fiscais, dentre outros serviços.
“Temos uma área específica do chat. Ele está disponível para
perguntas on-line, mas se não tiver nenhum representante disponível no momento
para o atendimento, a sua mensagem já fica registrada para, no primeiro
momento, ser respondida”, explica o coordenador.
Uma equipe multidisciplinar vai atender os usuários no site e
direcionar para o atendimento. “Não que a equipe saiba todas as perguntas
possíveis, mas sabe onde encontrar a resposta. Esse é o ponto principal e isso
possibilita mais agilidade”, afirma Wagno Linhares.
Para o superintendente da Receita Estadual, Antonio Luis Soares,
o Fale com a Sefaz evita que o contribuinte fique perdido ao precisar de alguma
informação da secretaria. “É um canal único de atendimento. A gente percebe que
o contribuinte fica perdido. A pessoa vai entrar e vai saber onde será atendido
de acordo com o seu problema. A pessoa que vai atender terá que dar a resposta
mesmo que ela tenha que recorrer a um terceiro para ajudar”, declara Soares.
O Fale com a Sefaz está no ar desde o mês de novembro. A
página ainda opera em fase experimental e já registrou quase 400 mensagens de
usuários.
Malhas Fiscais
Durante o seminário, a Sefaz apresentou ainda para os
profissionais, o novo Sistema Eletrônico de Malhas Fiscais. Por meio dele, os
contribuintes serão acionados para regularizar as pendências que forem
detectadas por meio dos cruzamentos das informações econômico-fiscais. O
sistema está disponível na e-Ageat.
"Falamos sobre a nova era da Sefaz nas relações eletrônicas
por meio da e-Ageat, onde serão possíveis vários procedimentos pelo próprio
contribuinte sem a necessidade de deslocar-se à Sefaz como, por
exemplo, parcelamento, denúncia espontânea, processo administrativo,
impugnação ou recurso em processo administrativo fiscal, malhas fiscais
eletrônicas, entre outras que virão. Tudo em meio eletrônico, sem
papel, podendo ser acompanhado pelo próprio contribuinte", disse Januário
Ponte, coordenador de Malhas Fiscais da Sefaz.
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