MUNICÍPIOS PODEM TRABALHAR PELA ERRADICAÇÃO DA POBREZA

Acabar com a pobreza em todas as suas formas e lugares. Esta é a meta do primeiro Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS 1), que visa abordar questões comuns a todos os países do mundo e que devem ser atingidas até 2013 promovendo de forma sustentável o desenvolvimento.

Pobreza é não ter acesso aos serviços essenciais básicos como: água potável, saneamento, energia elétrica, saúde e educação; aos serviços financeiros; às novas tecnologias; não ter acesso à propriedade e a oportunidades. É estar vulnerável a desastres naturais, como secas, enchentes, terremotos e crises econômicas, sociais e ambientais.

De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) o Brasil foi um dos países com melhor desempenho quanto ao alcance dessa meta quando na implementação dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM). De 1990 até 2012 o Brasil reduziu de 22,5% para 3,5% o número de pessoas vivendo em pobreza extrema. O maior desafio dessa meta agora é diminuir o contingente populacional que vive na pobreza e não apenas em pobreza extrema.

Competência municipal
A gestão municipal é responsável pelas políticas de assistência social. Ao ser o nível decisório mais próximo da população, faz com que suas ações sejam mais efetivas ao identificar as áreas prioritárias que precisam de atenção, bem como determinar que ações devem ser tomadas. 
Atualmente, o programa Bolsa Família é fundamental no processo de combate à fome, principalmente no atendimento a famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. Nesse sentido, o papel da Prefeitura é essencial, uma vez que é responsável pela busca ativa, pelo cadastramento e pela atualização das informações sobre esse público, por meio do Cadastro Único.

A atualização dos dados é fundamental para uso da própria gestão na orientação de políticas sociais e para a construção de levantamentos nacionais. Esses números são usados como base para determinar o quantitativo de famílias que vivem em situação de pobreza e extrema pobreza.
Boas práticas
Se no seu Município a Assistência Social tem um papel ativo junto às comunidades mais vulneráveis, você também trabalha para o alcance do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 1- Erradicação da Pobreza!
Se já está empenhada (o) em ações como esta, compartilhe sua atuação por meio do website www.cnm.org.br.

Fonte: CNM

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.