PROGRAMA INTERNET PARA TODOS SERÁ APRESENTADO NESTA QUINTA-FEIRA (11)

A Associação Piauiense de Municípios (APPM) recebe nesta quinta-feira (11), a partir das 15h30, a visita do Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, para apresentação do Programa Internet Para Todos, uma ação que visa levar conectividade aos equipamentos públicos dos municípios, além de apoiar a implementação da Política de Inovação Educação Conectada.
De acordo com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o Internet para Todos vai beneficiar 40 mil unidades públicas (municipais, estaduais e federais) que não contam com acesso à internet banda larga. A primeira etapa do programa vai beneficiar 500 municípios de todas as regiões brasileiras. A conexão será possível por causa do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), lançado ao espaço em maio de 2017.
Segundo o ministro, Gilberto Kassab, o SGDC é o primeiro equipamento geoestacionário brasileiro de uso civil e militar. Fruto de uma parceria entre o MCTIC e o Ministério da Defesa, envolveu investimentos de R$ 2,7 bilhões. Adquirido pela Telebras, o satélite tem uma banda Ka, utilizada para comunicações estratégicas do governo e implementação do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) – especialmente em áreas remotas –, e uma banda X, que corresponde a 30% da capacidade do equipamento, de uso exclusivo das Forças Armadas.

Não é a primeira vez que o governo faz planos para universalização da banda larga no País. A primeira versão foi lançada em 2010, com preço máximo e velocidade mínima definidos. Em maio de 2016, o governo lançou o Brasil Inteligente, com meta de velocidade mínima de navegação e de atendimento a escolas públicas urbanas e rurais.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.