quinta-feira, 12 de abril de 2018

LUZILÂNDIA PODE TER INUNDAÇÃO EM 24 H E PREFEITURA PREPARA EVACUAÇÃO.

Foto - Luzilândia online

A cheia do rio Parnaíba pode causar inundação nas próximas 24 horas no município de Luzilândia, distante 234 km de Teresina. A previsão é do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), que monitora o nível da Bacia do Rio Parnaíba em vários pontos do Estado. A prefeitura do município preparou um plano de evacuação de pelo menos quatro localidades para evitar que a água cause prejuízos maiores a cerca de 300 famílias ribeirinhas.
De acordo com o último boletim divulgado pelo CPRM, as 16h30 o nível da água do rio era de 5 metros e 45 centímetros. A cota de inundação é de 5 metros e 60 centímetros. Somente nas últimas 24 horas o rio registrou uma alta de sete centímetros e a previsão é que ele continue a subir nas próximas horas.
"Segundo o nosso levantamento há cerca de 300 famílias vivendo em áreas de risco no município. Estamos preparados para evacuar todos caso necessário. Nós já orientamos que as famílias deixassem as casas, mas a grande maioria resiste e só deve deixar o local caso o nível da água continue a subir", explica o coordenador da defesa civil municipal Jussiê da Cunha. 
O prefeito de Luzilândia Ronaldo Gomes, do PTC, já assinou decreto de Emergência e aguarda agora a ajuda do Governo do Estado e da Defesa Civil Estadual para garantir a segurança das famílias que correm risco iminente da inundação. "Já instauramos a comissão da Defesa Civil e estamos em alerta total. O nível da água continua subindo e hoje o tempo permanece nublado. A água já está muito próxima de várias casas mas apenas cinco famílias aceitaram se mudar para a casa de familiares durante o estado de alerta. Já preparamos mantimentos, galpões e caso necessário usaremos escolas para abrigas as famílias que forem atingidas por uma possível inundação", reforçou o prefeito.
Segundo o gestor as localidades de Cajueirão, Coroa, Itararé e Igarapé concentram as áreas de risco no município. A vice-governadora Margarete Coelho e membros da força-tarefa criada para prevenir enchentes e inundações se reúnem ainda na tarde desta quarta-feira (11) com o prefeito e gestores municipais para debater estratégias para evitar desastres ocasionados pelas chuvas.
Previsão de chuva
A previsão do tempo para Luzilândia de acordo com o site Climatempo apresenta períodos de tempo nublado com chuva a qualquer hora. A chance é de 90% com acumulado previsto em até 4 milímetros.
Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Nenhum comentário:
Escreva comentários

Posts Recomendados ×