EMPRESA ESTUDA IMPLANTAÇÃO DE NOVA USINA EÓLICA

Audiência com o Diretor Geral da Ômega Energia, Geraldo Ney (Foto: CCom/Jorge Bastos)
GILBUÉS - PI.
O devolvimento de novos projetos que podem trazer investimentos em energias renováveis foram sinalizados em reunião nesta segunda feira no Palácio de Karnak.

A Omega Energia, que foi pioneira no Piauí com torres eólicas no litoral, prevê um projeto de energia solar na região de Gilbués. O projeto encontra-se em fase de estudos e deve ser lançado no segundo semestre deste ano. O projeto anunciando para Gilbués tem previsão de 250 megawatts em duas etapas, podendo assim chegar a casa de 500 megawatts.
Para o governador Wellington Dias, o potencial energético natural do Piauí é um atrativo para empresas do setor. “A cada ano, entre outubro, novembro e dezembro, quando ocorre o pico do melhor vento nessa região, o Piauí bate recorde no fator de potencial aproveitável na casa dos 90%. Tudo isso gera emprego, gera renda, coloca o Piauí cada vez mais como exportador de energia, o estado que antes dependia dos outros estados do Brasil, agora produzindo energia limpa e renovável”, destaca.
Em seu investimento no litoral, a empresa Ômega lançou em parceria com a Secretaria de Saúde (Sesapi) e o Instituto Federal do Piauí (IFPI), o curso técnico em Energias Renováveis e o Centro de Educação de Ilha Grande, que oferece reforço em Português, Matemática e Inglês.

O novo projeto em Gilbués, que tem investimento estimado de R$ 6 bilhões, é mais um arranjo que deverá levar o Piauí à terceira colocação nos estados com maior produção de energia renovável.
O secretário de Mineração e Energias Renováveis, André Kixadá, acredita nesse potencial de destaque do Piauí no cenário nacional. “Esse empreendimento vai reafirmar o Piauí no mapa de produção de energia eólica. O cronograma inicial da empresa é trabalhar na implantação desse parque nos próximos três anos, estando concluído em sua completude já em 2021”, informou. 

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.