SIMÕES-PI | 2º DIA DO III SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO COM O TEMA – AMPLIANDO AS POSSIBILIDADES DA AÇÃO DOCENTE.

 A saúde é um estado de completo bem estar físico, mental, social e não consiste apenas na ausência de doença ou enfermidade. Assim, a secretaria de educação reservou um momento para tratar da saúde, o nosso MOMENTO SAÚDE.
As atividades do dia tiveram início com abordagem no tema SAÚDE, com reflexão sobre a educação alimentar e nutricional dos professores e dos alunos das escolas públicas municipais de Simões-PI. Este momento foi conduzido pela nutricionista  Jocasta Edjane, do PNAE da secretaria de educação de Araripina e PNAE da secretaria de educação de Bodocó-PE.
A enfermeira Emanuela Silva – coordenadora da atenção básica para o município de Simões-PI, realizou palestra sobre o programa SAÚDE NA ESCOLA, e disse que o objetivo é melhorar as ações do mesmo, levar ações da saúde para os escolares de forma Inter setorial e dinâmica envolvendo a comunidade escolar.

 O programa SAÚDE NA ESCOLA, começa pela comunicação entre saúde e educação. O programa  pertence aos ministérios da saúde e da educação, então para se efetivar existe a necessidade da interação entre os ministérios citados, finalizou Emanuela.
O Ver. Luciano César,  esteve presente para prestigiar o evento.
A saúde vocal foi tema da palestra da pela fonoaudióloga Jenyanne Vasconcelos – UFPI,  que falou sobre a importância da saúde vocal para o profissional da educação.
A Dra. Sandra Lima - CEAD/UFPI -  proferiu palestra sobre escola e aluno portador de necessidades especiais, protagonistas na aprendizagem. A palestra teve o objetivo de conhecer e identificar os transtornos que dificultam a aprendizagem da criança, bem como traçar metas para superá-lo em sala de aula.
O Dr. Mestre  Ciro Gonçalves e Sá – UFPI – e o professor Diego dos Santos  proferiram  palestra sobre o BNCC (base nacional comum curricular) O BNCC é o documento normativo para as redes de ensino e suas atribuições públicas e  privadas. É referência obrigatória para a elaboração de currículos escolares e propostas  pedagógicas para o ensino infantil e o ensino fundamental, e posteriormente, o ensino médio.

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