SIMÕES-PI | SECRETARIA DE SAÚDE REÚNE PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM ALUSÃO A SEMANA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO E LUTA CONTRA A TUBERCULOSE

 No período de 24 a 31/03/2019 a  Semana Nacional de Mobilização e Luta Contra a Tuberculose, sendo o 24/03 o dia Mundial de Combate à Tuberculose.
A abertura da reunião contou com um acolhimento realizado pela enfermeira Kelma lamary, que cantou a música “O que é o que é? De Gonzaguinha, enquanto crianças da Unidade Escolar José Bento distribuíram chocolates aos presentes.
    Em seguida a enfermeira Renata Sulamita citou que a tuberculose continua sendo uma epidemia em grande parte do mundo. A doença é antiga, mas não é passado. Esse ano, a mobilização traz como tema: É a hora! O tema nos remete à importância de observar alguns aspectos e atua para melhorar. É a hora de testar e tratar a infecção latente por tuberculose; é a hora de fortalecer a educação e a conscientização sobre a tuberculose; é a hora de falar; é a hora de acabar com o estigma. Pensando em tudo isso, a Secretaria Municipal de Saúde de Simões idealizou o encontro de hoje, oportunizando aos profissionais da Atenção Primária um momento de atualização e debate sobre o tema, na certeza de garantir assim uma atuação mais eficaz no combate à tuberculose.

A Secretária Municipal de Saúde, Isamária Dantas, falou sobre a importância da interação e troca de conhecimento entre os profissionais de saúde do município. Acrescentou que o cenário da assistência à saúde está em constante transformação, gerando uma necessidade contínua de atualização e aprendizagem por parte dos profissionais, para que possam garantir uma assistência de qualidade. A secretária citou ainda a importância do trabalho em equipe e da harmonia no ambiente de trabalho, o que favorece o bom desempenho de todos os envolvidos na assistência, melhorando o alcance de metas e indicadores.
Isamaria Dantas, afirmou que a Secretaria de Saúde planeja realizar encontros mensais com os profissionais, objetivando melhorar a integração entre as equipes, bem como permitir atualização constante. Encerrou sua fala agradecendo a presença de todos os profissionais.
O encontro foi realizado em dois momentos. No primeiro momento a enfermeira Karla Muriel conduziu uma oficina sobre Tuberculose abordando as principais mudanças que houve no protocolo: prova tuberculínica, tratamento dos casos de ILTB (Infecção Latente por Tuberculose), tratamento supervisionado pela equipe e inserção da família. Citou a importância da realização de busca ativa de casos, com a notificação, diagnóstico precoce e tratamento imediato para quebra da cadeia de transmissão. Foi repassado para os profissionais o fluxograma de cuidados aos sintomáticos respiratórios além da matriz epidemiológica dos casos estimados por equipe.
   
Posteriormente os profissionais foram divididos em grupos de trabalho para fazer a analise, discussão e apresentação de casos clínicos.
    O segundo momento do encontro foi conduzido pela enfermeira Emanuela Silva, coordenadora da Atenção Básica, e consistiu na análise de relatórios situacionais e relatórios emitidos através do sistema e-SUS, com o objetivo de possibilitar que cada equipe de Estratégia Saúde da Família cruzasse as informações e identificasse a existência de falhas nos registros, bem como a necessidade de identificar os pontos que precisam ser melhorados. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.