PICOS-PI | 1ª REUNIÃO DE NIVELAMENTO DA OPERAÇÃO CARRO-PIPA DE 2019 – SIMÕES-PI TEVE REPRESENTAÇÃO.

 Aconteceu nesta quinta-feira dia 11 de abril de 2019, no auditório do 3º BEC, em Picos-PI, a 1ª reunião de nivelamento da operação carro-pipa de 2019. A mesma foi coordenada pelo Ten. Cel. Márcio Vieira Costa, comandante do 25º BC.

  Esteve presente no evento o Cap. Veloso – coordenador do escritório da OPPIPA DO 25º BC, como também a Sra. Evelany, do escritório da TBK – empresa responsável pelo módulo embarcado de monitoramento – MEM, junto ao 25º BC.

 Foram convidados todos os presidentes das coordenadorias municipais de defesa civil – COMDEC – da macrorregião de Picos-PI. Esteve presente o Cel. Freire do 3º BEC, que na ocasião fez entrega de  uma pasta contendo documentos da operação carro-pipa para cada município.

Os assuntos foram abordados pelo Ten. Cel. Márcio, que fez uma explanação geral  sobre o tema de nivelamento e organização do programa operação carro-pipa, cuja missão especial é o atendimento a população rural , irmanada com os seguintes entes: comissão de defesa civil, apontador/controlador/prestador de serviço-pipeiro.

Sobre estes serviços a população tem que ter conhecimento  da relevância deste programa junto as comunidades beneficiárias.

 A equipe fez suas apresentações muito objetivas e os presidentes presentes tiveram oportunidade de colocar suas críticas, sugestões e como está funcionando o programa em seu município.

 Os questionamentos mais frequentes e partilhados foram: Carradas rejeitadas, deficiência do MEM, comunicação entre pipeiros e a coordenação da OPPIPA, valor do índice multiplicador-IM, (momento), quantidade de pipas insuficientes no município, municípios que estão fora do programa, trechos economicamente inviáveis-(situação extraordinária) e foi discutido sobre os mananciais e prestação de contas.

 Depois das colocações o comandante solicitou que fosse colocado em relatório e enviado ao mesmo. Muitas situações foram agendadas  in-loco pelo Cap. Veloso, ao tempo em que o comandante demonstrou boa vontade em acolher todos assuntos e vai avaliar para melhorar o intercambio de todos os aspectos inerentes ao programa operação pipa de sua jurisdição.
O município de Simões-PI, foi representado pelo Sr. Raimundo Leite – presidente da COMDEC  e também representando a prefeitura de Simões-PI, que está otimista no melhoramento da OPIPA no município, especialmente para a região da Serra do Araripe, sendo uma das regiões mais prejudicadas.  Destacou que a partir do mês de julho a estiagem é certa em toda extensão territorial do município.  O Sr. Raimundo Leite, Vai produzir relatório junto aos órgãos estadual e federal, juntamente com o prefeito Zé Wlisses e a comissão municipal de defesa civil –COMDEC, que tão bem tem lutado pela permanência do programa no município, em busca deste líquido (ÁGUA) tão precioso e eficaz  ao ser humano.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.