SIMÕES-PI | PALESTRA COM O DR. SALATIEL BARROS, FALANDO ABERTAMENTE SOBRE ANSIEDADE, DEPRESSÃO E SUICÍDIO

Imagine uma pessoa que tem sintomas de depressão e de ansiedade e ao mesmo tempo com pensamento acelerado, tristeza, falta de concentração, sudorese, entre outras dezenas de sintomas.

Sabe-se que os quadros ansiosos costumam evoluir para a depressão, Inclusive, em alguns casos, o estresse pode ser o ponto inicial de todo o problema.

A ansiedade costuma preceder a depressão, os quadros ansiosos depressivos são muito comuns, mas  a maior preocupação é  a associação da ansiedade com a depressão torna o quadro mais grave.

Os sintomas da depressão e da ansiedade podem ser muito parecidos e acabam se misturando com mudanças no apetite, no sono, cansaço, aperto no peito, nó na garganta, pensamentos acelerados, dificuldade de concentração, problemas de memória, inquietude, medo, irritabilidade, tristeza, choro e angústia. Estes foram temas nos quais falou o Dr. Salatiel Barros.
Segundo Dr. Salatiel, sua palestra é um legado que o mesmo passa e deixa nas cidades com o objetivo de fazer com que as pessoas possam encarar a realidade que estão vivendo e fazer com que as mesmas cuidem dos outros. Tem também o objetivo de construir um exército para combater, ajudar, escutar e valorizar mais a vida.
Pronunciamento de Isamária Dantas – 1ª dama e secretária de saúde. Percebemos que Simões, está pedindo socorro, então procuramos escutar este grito de socorro  porque não queremos mais vivenciar o atual quadro em nosso município. É uma responsabilidade da saúde, pois tratamos da saúde mental do povo, mas a responsabilidade é também de cada um de  nós  tentar mudar esse quadro, o que não é fácil.

Pensando dessa forma a equipe de saúde providenciou uma capacitação sobre auto-mutilação, prevenção e suicídio para profissionais da saúde, educação, assistência social e igrejas.

Ao planejar esta capacitação, o jovem Renan nos apresentou o projeto que nós acatamos, pois estamos precisando de ajuda. Os jovens da PJ fizeram uma encenação que me deixou feliz, pela vontade de ajudar.

Agradeço a todos pela colaboração, empenho e esforço que fazem para que Simões mude. Agradeço também ao Dr. Salatiel, pela sua contribuição ao proferir a palestra.
O Ver. Joaquim Honório (Ademir) – presidente do legislativo,  agradeceu a presença de todos e parabenizou a secretaria de saúde pela organização do evento.
Ademir, disse que é um momento ímpar em Simões, pois vivenciamos um tempo difícil com relação ao tema da palestra. O município promove momentos como este que vai alertar e preparar a todos para que fatos que machucam famílias não aconteçam mais no município.
Emanuel Silva – Coordenadora da atenção básica, falou que a saúde de Simões, está atenta aos acontecimentos, pois tem lutado diariamente com todas as forças pra ajudar a população a ter uma saúde cada vez melhor. Houve uma capacitação dirigida aos profissionais para aprender lidar com esta realidade tão difícil. Desejo a todos uma boa palestra, finalizou Emanuela.
O jovem Renan, falou que fez o projeto embasado no tema suicídio, ansiedade e depressão para que fosse propaga no município e aberto ao público de forma geral. Disse que levou o projeto a Isamária Dantas – 1ª dama e secretária de saúde e a mesma abraçou o projeto.

Segundo Renan, o tema está em evidência no município, sendo algo que precisa da atenção, pois virou uma  questão de saúde pública. O projeto ganhou apoio da saúde e da prefeitura tronando-se um sucesso.
Ronael – Presidente do CMDCA e coordenador da pastoral da juventude trouxe uma peça teatral com jovens da PJ, disse que a mesma foi um chamado e um anúncio da pessoa de Jesus Cristo no meio dos jovens, uma vez que todos estão inseridos na sociedade. É necessário abrir a porta do coração para escutar a palavra de Deus, só abrindo esta porta encontraremos a felicidade que vem de Deus que é Jesus, finalizou.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.