CRIANÇA DE 7 ANOS SALVA A VIDA DE PRIMO DE 3 ANOS EM TERESINA


Na tarde desta terça-feira (04), uma criança de 7 anos de idade salvou o primo de 3 anos, que havia se engasgado com uma espinha de peixe, no bairro Santo Antônio, zona Sul de Teresina.
Na tarde desta terça-feira (04), uma criança de 7 anos de idade salvou o primo de 3 anos, que havia se engasgado com uma espinha de peixe, no bairro Santo Antônio, zona Sul de Teresina. Walter Neto é aluno do projeto Samuzinho, iniciativa do SAMU de Teresina, que prepara crianças para situações de urgência e emergência.
Segundo Ana Gabriela, mãe do samuzinho Walter Neto, os adultos que estavam próximos tentaram desengasgar a criança, mas sem êxito. “O meu filho teve a iniciativa de fazer o procedimento, do mesmo jeito que ensinaram no SAMU. Fiquei muito feliz, porque realmente ele aprendeu e teve a atitude de ajudar”.
O SAMU é um programa do Governo Federal, administrado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) e que presta atendimento em casos de urgência clínica, traumática, obstétrica e psiquiátrica. Atualmente são 11 ambulâncias, que ficam estrategicamente distribuídas na cidade, sendo oito de suporte básico e três de suporte avançado, além de quatro motolâncias, que são motos pilotadas por técnicos de enfermagem.

Cerca de cinquenta crianças de 7 a 12 anos fazem parte do projeto Samuzinho e estão aprendendo sobre primeiros socorros, podendo atuar como multiplicadoras de informação. De acordo com a diretora geral do SAMU de Teresina, Francina Amorim, o projeto interfere positivamente na comunidade, levando informações que podem salvar vidas. “As aulas acontecem quinzenalmente, onde ensinamos técnicas de primeiros socorros e como agir em situações de parada cardíaca, engasgo e choque. As crianças ainda tem a oportunidade de aprender sobre o funcionamento e trabalho dos órgãos”, comenta.
A coordenadora do Núcleo de Educação em Urgência (NEU) do SAMU de Teresina, Laurimary Caminha, conta que ao receber a notícia, ficou bastante emocionada. “A gente realiza os treinamentos para que os pequenos possam orientar os adultos em uma situação de urgência e emergência. O cronograma de aulas é bem abrangente, abordando técnicas que ajudam a agir de forma correta e eficaz”, comemora.
Fonte- Portal FALA PIAUÍ.




Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.