III SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO/2º SEMESTRE COM O TEMA: AMPLIANDO AS POSSIBILIDADES DA AÇÃO DA DOCÊNCIA

A prefeitura Municipal de Simões, através da Secretaria Municipal de Educação realizou nos dias 05 e 06 de agosto o III Seminário de Educação/2º semestre com o tema: Ampliando as possibilidades da ação da docência. O evento teve como objetivo subsidiar novos conhecimentos e fortalecer as práticas pedagógicas dos professores que na atuam nas escolas da rede para a melhoria da qualidade da aprendizagem no alcance de maiores resultados. 

O gestor municipal José Wilson de Carvalho e a secretária de Educação, Íris Elaine Dantas Lopes de Carvalho, tem dado bastante apoio nas atividades da pauta e se colocado à disposição na busca de novas conquistas e avanços nesta área. Assim, às 7h30, as atividades iniciaram no auditório da instituição Centro de Educação Municipal-CEM com a palestra “Motivação: Alicerce para o sucesso” da professora Ruthnéia Lima, especialista em supervisão do Ensino Fundamental, diretora pedagógica da Casa Meio Norte, pedagoga e alfabetizadora, autora de livros e premiada com títulos de destaque nacional, além da vasta experiência na área da Educação. O momento foi bastante animador, pois apresentava palavras de incentivo, testemunhos de vida, oração e músicas. Após o intervalo do coffee-break, houve a explicação do Projeto Borboleta, iniciado no município, que visa, dentre outros resultados, melhorar a qualidade da alfabetização na idade certa bem como elevar os índices do IDEB. 

O programa é de autoria da professora Ruthnéia Lima e Osana Morais, bacharel em direito, pedagoga, licenciada em Letras/Português, autora de livros, ganhadora de premiações e mestre em Literatura, também presente no evento.  O público foi dividido por área e série de atuação para a realização de oficinas. 

Os professores de Português do 9º ano foram acompanhamentos pela docente Osana Morais e os professores de Matemática do 9º ano por Nonata Viana, bacharel em Serviço Social, pedagoga e graduanda em Letras/Português. Às 13h30, os professores que atuam na área infantil discutiram a temática da Educação Infantil: Ludicidade no espaço do auditório com a pedagoga e mestranda em Educação Maria de Lourdes. 

Os professores das turmas Borboletas e Andorinhas do 2º ano foram divididos por salas e acompanhados respectivamente pelas profissionais Ruthnéia Lima e Nonata Viana das 13h30 às 15h30. Das 15h45 às 17h30 os professores do 5º ano e Andorinhas do 3º e 4º anos foram acompanhados por Ruthnéia Lima e Osana Morais. Das 17h às 19h, houve um momento para os professores que atuam nos anos finais com o tema: Gestão de sala de aula: uma perspectiva prospectiva e propositiva. 

No segundo dia, o evento estendeu-se com oficinas para docentes da Educação Infantil com a professora Maria de Lourdes. As demais escolas reuniram-se em suas sedes para organizar suas demandas de reinicio das atividades letivas. Durante à tarde, juntamente com os professores, realizaram o planejamento dos trabalhos para o segundo semestre.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.