Eventos

HUT JÁ REALIZOU MAIS DE 6 MIL ATENDIMENTOS A VÍTIMAS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO EM 2019


Esse dado corresponde a um aumento de 14%, se comparado com o mesmo período do ano passado.

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT), gerido pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), realizou, somente neste ano, 6.793 atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito. O mês de agosto foi o período que mais registrou esse tipo de atendimento, em 2019, totalizando 977. Esse dado corresponde a um aumento de 14%, se comparado com o mesmo período do ano passado.
Os acidentes com motocicletas continuam representando mais de 80% dos acidentes de trânsito e permanecem como primeiro motivo de procura, 17% do atendimento geral do HUT.
Dentre esses atendimentos, entre janeiro e agosto, estão 5.818 vítimas de acidentes com motocicletas, 653 atropelamentos, 253 de carro e 69 com outros veículos. De acordo com a diretora geral do HUT, Clara Leal, esse dado é preocupante, pois revela um aumento gradativo nesse tipo de atendimento. Por conta da gravidade dos acidentes, as pessoas estão chegando com lesões cada vez mais graves no Hospital.
“Estamos recebendo pacientes que necessitam de mais de uma intervenção cirúrgica e consequentemente com possibilidade maior de ficarem com sequelas permanentes. São pacientes jovens, sendo que quase 60% têm idade entre 21 e 40 anos. Na maioria dos casos, essas pessoas são a única fonte de renda da família”, comentou a diretora.
José Inácio, 27 anos, é estudante de jornalismo e mora no município de Timon, Maranhão. Vítima de acidente com motocicleta, Inácio teve fratura de mandíbula e de fêmur. Ele conta que estava indo para a faculdade e durante o percurso colidiu de frente com outra motocicleta que estava na contramão. “Eu estava usando o capacete, porém por conta do forte impacto tive fratura de mandíbula. A gente nunca acha que pode passar por esse tipo de situação. Passei sete dias internado no HUT e agora estou em casa me recuperando das cirurgias”, explicou Inácio.
Segundo a ortopedista do HUT, Ayrana Aires, quase 60% das cirurgias ortopédicas são de pacientes vítimas de acidentes de trânsito e, dependendo da gravidade das lesões, podem levar anos para uma recuperação total. “Estes pacientes podem apresentar diversos tipos de lesões. As mais graves, como traumatismo craniano ou fraturas expostas, podem deixar sequelas para o resto da vida”, destacou a médica.
O HUT é o único hospital do Piauí que oferece à população atendimento de urgência e emergência em 30 especialidades médicas, 24 horas por dia. Esses profissionais são especialistas em assistência ao trauma e esse ano essas equipes já realizaram 37.398 atendimento e 8.820 cirurgias.

Fonte: Com informações da PMT


 


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.