Eventos

FANTÁSTICO: FILHA ADOTIVA DOA O RIM PARA SALVAR SUA MÃE EM TERESINA.


Um caso emocionante fez parte da história do Hospital Unimed Primavera (HUP), em Teresina, merecendo transmissão nacional em reportagem elaborada pela equipe da Rede Globo para o Fantástico.
A reportagem, que foi ao ar neste domingo (29/09), conta a história de Mônica Ribeiro, de 53 anos, dona de casa, que há 3 anos recebeu a indicação de transplante para seu quadro de doença renal.
Nenhum familiar consanguíneo teve compatibilidade para possibilitar a doação. A surpresa veio quando Monique, de 34 anos, a filha adotiva de Mônica, é quem foi considerada apta a doar, depois de exames específicos.
Segundo o nefrologista Avelar Alves da Silva, responsável pela equipe do transplante no HUP, trata-se de um caso imunológico complexo que foi bem-sucedido, sem complicações.
O médico, que também é transplantado e recebeu um rim de uma irmã há 30 anos, se alegra com o sucesso do procedimento:
“Quanto maior a compatibilidade, melhor o prognóstico, a sobrevida: esse rim dura mais”, explica.
Esse tipo de compatibilidade, como a que ocorreu entre a Mônica e Monique, segundo o especialista, é mais comum entre irmãos.
“Cada transplante desses, que dá certo, é muito prazeroso para mim, especialmente, e para toda a equipe”, enfatiza Alves.

Fonte: Com informações da assessoria

 

 

 

 


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.