GOVERNADOR TEM REUNIÃO SOBRE INVESTIMENTOS COM REPRESENTANTES DO GRUPO VOTORANTIM



FONTE – PORTAL CARTA PIAUÍ
governador Wellington Dias se reuniu no Palácio de Karnak, na manhã desta quinta-feira (16), com os diretores da Votorantim Energia, Fábio Zanfelice, Cesar Conservani, Rômulo Marcal e representantes da Vice-Governadoria, das secretarias de Planejamento, Assistência Social e Mineração, a fim de discutir a expansão do projeto Ventos do Piauí, um empreendimento da Votorantim Energia na área de produção de energia eólica no Estado. Também foram debatidas as iniciativas atuais da empresa como projetos sociais que beneficiam centenas de piauienses.
O Piauí, de acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) está entre os maiores produtores de energia limpa do Brasil, com 60 parques eólicos em operação. O estado aparece, em 2019, na terceira colocação na produção de energia, com 676,5 Megawatts (MW) médios, considerando o período de janeiro a agosto de 2019.
Segundo o gerente geral da Votorantim Energia, Rômulo Marcal, o projeto de expansão do projeto Ventos do Piauí é algo que a empresa almeja, analisando o potencial de geração de energia limpa do Estado. “Nosso projeto já está presente na cidade de Simões, Curral Novo do Piauí e Betânia e estamos com projetos de expansão, pois a região tem um potencial de geração eólica muito significativo. O Governo do Estado do Piauí tem se demonstrado um grande entusiasta do desenvolvimento de energia limpa para aquela região impulsionando nosso projeto de implantação de uma plataforma de energia limpa no Brasil”.
Entre os benefícios para o meio ambiente, a implantação dos parques eólicos impulsionou o desenvolvimento econômico e social das regiões onde foram implantados, afetando diretamente diversos setores sociais.
“Temos dois programas através do Instituto Votorantim para a capacitação da comunidade local com 64 associados que têm uma produção familiar e conseguem gerar uma renda consistente para a sua subsistência sem a necessidade de abandonar a região. Nosso conjunto de programas sociais impactam mais de 30 mil pessoas, seja pelo impacto que a gente gera na gestão pública dos municípios locais elevando a capacidade de reinvestimento e de gestão dos recursos financeiros do município como na própria região seja através da evolução da educação básica impactando os alunos e suas famílias”, destacou Rômulo Marcal.
O governador Wellington Dias destacou a importância do grupo Votorantim como grande investidor no Brasil e no Piauí. “Eles trabalham com energia eólica com um primeiro projeto na região da Serra do Inácio e agora prosseguem com investimentos na divisa com Pernambuco, próximo a Curral Novo. Esses investimentos têm uma novidade que me entusiasmou muito: um projeto votado para energia eólica integrada com energia solar, na mesa base”, descreveu.
O chefe do executivo estadual explicou que os representantes da empresa devem voltar ao Piauí nos próximos dias para concretizar o projeto e há perspectivas de um volume significativo de investimentos. “Esta é uma oportunidade que pode gerar muitos empregos e isso é tudo o que queremos: trabalhar para atrair investimentos sobretudo numa região que precisa muito. A Votorantim tem um trabalho de destaque voltado para a parte da alimentação, abastecimento de água, preocupação com a cultura e, principalmente com a educação”, avaliou Wellington Dias. O governador apresentou ainda propostas de parceria através do programa Ativos Verdes, na área da compensação ambiental, e com viés na área social com enfoque e prioridade para a educação.
* Com informações da CCOM/PI

 


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.