Eventos

CTA DE PICOS-PI JÁ REGISTROU QUATRO CASOS DE HIV EM 2020

FONTE - PORTAL GRANDE PICOS

O Centro de Testagem e Aconselhamento em Doenças Sexualmente Transmissíveis (CTA) de Picos-PI, registrou entre os meses de janeiro até o dia 14 de fevereiro 2020, 4 novos casos de HIV, 8 casos de sífilis, 2 casos de Hepatite B e 2 casos de Hepatite C. Todos diagnosticados e notificados na região.
HIV 4 casos: 2 em homens e 2 em mulheres
Sífilis 8 casos: 3 em homens 5 em gestantes
Hepatite B 2 casos: 1 em homem e 1 feminino
Hepatite C 3 casos: todos em pacientes do sexo masculino
De acordo com a coordenadora do CTA, Isabel Fontes, a estatística está alta para o período de tão pouco tempo. “ Os números vem aumentando a gente sabe que apesar da gente falar tem muitas pessoas que ou esquecem ou não levam em consideração e acaba não se prevenindo, depois quando vem fazer os exames da positivo. Mas é o que eu sempre digo não pode ter medo de fazer os exames”.
Ela atribui o aumento a ações realizadas dentro e fora da unidade de saúde. “ A divulgação e nossas ações a gente está saindo para outros municípios estamos indo nas escolas e estamos indo atrás desses jovens”.
O CTA disponibiliza mais de 30 atendimentos diariamente. Para solicitar exames realizados no CTA, o paciente deve estar munido do cartão do SUS e um documento de identificação. O prédio fica localizado na Rua Coronel Francisco Santos, Centro de Picos e está aberto das 07 h às 13 h de segunda a sexta.

 



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.