Eventos

SIMÕES-PI | IV SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO COM O TEMA - INOVANDO A EDUCAÇÃO MUNICIPAL: PARADIGMAS E DESAFIOS EDUCACIONAIS NA ATUALIDADE.

Da redação -SIMÕES ONLINE - por Aquino Vieira
Fotos - Elvis Vieira
O evento ocorreu nos dias 03 e 04 de fevereiro de 2020 no auditório do CETRECS onde todos os profissionais de educação foram convidados a participar pela prefeitura municipal de Simões, através da secretaria de educação.
Durante a Semana Pedagógica apresentou-se as relações do que acontece na escola quanto ao processo ensino/aprendizagem no sentido de se recriar metodologias que melhorem a aprendizagem do aluno.

Na oportunidade todos os profissionais de educação da rede municipal, foram incentivados a melhorar a efetivação do seu trabalho de forma coletiva e compartilhada para  com os alunos.

Estiveram presentes na mesa de honra para abertura dos trabalhos o prefeito Zé Wlisses, Isamária Dantas - 1ª dama e secretária de saúde, Ver. Rúbia Moura, Ver. Gilson Cândido, Iris Elaine - secretária de educação, Francisco Dogizete (Doge) -secretário de esportes, Magno Dantas - secretário de governo municipal, Ronael Carvalho - presidente do CMDCA e Terezinha Carvalho Bento -Coord. das escolas estadual em Simões-PI.
 ZÉ WLISSES – PREFEITO DE SIMÕES-PI, NA SUA FALA EXPRESSA:
Sabemos que todos são preparados, mas precisamos interagir mais para que possamos iniciar o ano letivo de 2020 com a intenção de melhorar ainda mais a educação do nosso município, alcançando suas metas.

O desejo da nossa gestão é de estar contribuindo cada vez mais, não só na educação, mas em todas as áreas com crescimento e desenvolvimento, melhorando sempre mais a vida do nosso povo.

Investimos os recursos da forma correta para cumprir com nossa meta quanto ao ano letivo, como também os salários em dia e transportes escolares da forma certa dando passos largos para a educação do município.
Em breve, estaremos recebendo mais um ônibus escolar, que fomos agraciados através do senador Ciro Nogueira e estamos realizando reforma nas escolas e as estruturando com novos mobiliários.

Estamos trabalhando com um projeto de energia solar para contemplar todas as escolas, e acrescentou que todas as salas serão climatizadas para melhor conforto dos alunos e professores.
A educação é o primeiro passo na vida de uma pessoa que deseja andar no caminho correto. Muito obrigado.
DISCURSO DE ABERTURA DE IRIS ELAINE – SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.
A educação é um pilar imprescindível na vida do homem, uma vez que permite conhecer, aprimorar e expandir limites.
Viver fora do saber é como estar sempre no escuro, urge que encontramos o caminho assertivo da luz, a janela que se abre para conhecer e descobrir o que há ao longo do nosso entorno.

É sabido que a educação é uma atividade árdua e desafiadora. Atuar neste âmbito,  significa muitas vezes renúncia, cansaço e luta, porém destaca-se  como uma missão  marcante na vida dos que sabem colher a essência, aproveitando as lições de vidas e sabedoria daqueles que se colocam a frente a uma sala de aula todos os dias.
Iris Elaine, abordou que em 2019 no município, a educação teve êxito e que tiveram também que se reinventar.

- Foram firmadas parcerias com o PVE e com o Projeto Borboleta.
-  Melhoria do transporte escolar, que hoje é feito em veículos adequados.
- Ampliação da jornada escolar da educação infantil nos anos iniciais, com quatro horas diárias de efetivo trabalho escolar.
- Revitalização da Biblioteca Municipal.
- Ampliação da oferta de educação integral através do Programa  Municipal Saber  Mais e o Novo Mais Educação.
- Oferta de educação continuada para gestores e professores para implantação da BNCC, dentre outras ações.

Iris, em sua fala, colocou que para 2020 os desafios serão enormes, mas a vontade de fazer acontecer uma  educação cada vez melhor, é ainda maior.
PARA 2020.
- Reforma das escolas.
- Reforma do auditório da escola  CEM
- Um novo ônibus escolar.
- Projeto borboleta.
-PVE.
- Formação continuada da BNCC.
- Reformulação dos PPPs.
- Novo mobiliário escolar
- Aquisição de brinquedos pedagógicos para educação infantil.
Esperamos dar os próximos passos juntos, como foram feitos ao longo de anos passados.

Iniciou os trabalhos o professor Márcio Lima, que afirmou em sua palestra que o conhecimento, a combinação da razão com a emoção são ferramentas necessárias para se fazer a mudança na vida das pessoas, pois “A vida muda quando a pessoa muda”.

Márcio, falou que Simões é diferente de outros municípios porque investe em treinamento do lado humano e disse que a gestão não se preocupa somente com a parte técnica, mas também com a parte emocional dos professores. Uma palestra dessas, torna Simões uma cidade diferenciada.
Jordana Alves – Formadora do projeto Borboleta, reafirmou em sua palestra que a temática abordada pelo Professor Márcio está na prática pedagógica e dentro das competências educacionais que devem ser trabalhadas pelos seus profissionais.

Enfatizou ainda que melhorar a prática pedagógica de como o professor vai trabalhar os conteúdos na sala de aula é uma necessidade. E finalizou com o projeto carnaval onde os professores fizeram paródias de marchinhas.
O evento teve como cerimonialista o professor Pedro Rubem.























































Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.