GOVERNO DO PIAUÍ SUSPENDE AULAS NA REDE ESTADUAL E PROÍBE AGLOMERAÇÃO DE PESSOAS DEVIDO AO CORONAVÍRUS


Foto: Divulgação
COM INFORMAÇÕES DO G1 PI
Segundo o secretário de educação Ellen Gera, as férias do mês de julho serão antecipadas para este momento, para evitar perdas no calendário escolar. As aulas estarão suspensas a partir desta terça-feira (17).
O Governo do Piauí decretou nesta segunda-feira (16) a suspensão das aulas na rede estadual de ensino pelo prazo de 15 dias devido à pandemia de coronavírus, declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O decreto proíbe a realização de eventos em locais fechados com mais de 50 pessoas, e em locais abertos com mais de 100 pessoas.
O Governo recomendou que as medidas sejam seguidas pelas redes municipais de ensino, redes privadas e de ensino superior, pública e privada. A Universidade Federal e o Instituto Federal do Piauí suspenderam suas atividades por 30 dias. A Universidade Estadual do Piauí já está sem aulas, por conta do período de férias.  
A decisão foi tomada após reunião do Comitê de Ações Estratégicas que recomendou a medida ao governador Wellington Dias (PT). No estado, há 28 casos suspeitos de COVID-19, doença causada pelo vírus.
Ainda nesta segunda-feira, o governo deve decretar situação de emergência e outras medidas que devem ser tomadas como forma de prevenção à contaminação pelo vírus e de atuação dos serviços de saúde durante o surto.

Comitê de Ações Estratégicas 

As medidas descritas no decreto do governo se baseiam em recomendações feitas nesta segunda-feira pelo Comitê de Ações Estratégicas, formado para o combate à disseminação do vírus no Piauí. A recomendação do Comitê foi de que as aulas fossem suspensas por, no mínimo, 30 dias, além de centralizar o atendimento a casos suspeitos e o isolamento dos confirmados em hospitais especializados.
Segundo a diretora de Vigilância Sanitária da Sesapi e membro do Comitê de Ações Estratégicas, a médica Tatiana Chaves, a principal preocupação do comitê é para a conscientização da população, para que respeitem as recomendações de higiene e de aproximação com as outras pessoas, para prevenir a disseminação do vírus em larga escala no estado.
Segundo Tatiana, as recomendações são de manter um distanciamento de pelo menos um metro, evitar o toque durante os cumprimentos, tomar cuidados durante espirros ou tosse e higienizar constantemente as mãos.
“Nossa preocupação é que está começando o período sazonal de gripe, e os sintomas se confundem. De forma tranquila, pedimos que a população respeite a todas as orientações. Se adoecermos todos de uma vez, podemos não ter capacidade de atender. Não é o Piauí, é qualquer lugar do mundo”, comentou Tatiana.

Secretarias municipais de saúde

De acordo com a vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems), Leopoldina Cipriano, foi apresentado durante a reunião do Comitê de Ações estratégicas um plano de ação para ser executado nos municípios. O plano de ação deve começar a ser posto em execução na quarta-feira (18).
O plano consiste em qualificar as equipes médicas das Unidades Básicas de Saúde dos municípios, para orientar os profissionais sobre como lidar com os casos e como evitar que eles mesmos sejam contaminados pelo vírus. Outra medida é preparar as unidades com insumos, como luvas, máscaras e outros equipamentos de proteção individual.
“Daqui para frente, a tendência é orientar a população sobre a importância de se prevenir. Se isso não começar dentro do nosso domicílio, nas nossas UBS, a tendência é que hospitais não tenham suporte para atender a quantidade de pessoas que vão precisar”, disse Leopoldina.

Prevenção, contágio e sintomas

Lavar as mãos de forma correta, uso de álcool em gel, máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença. 
É importante também ficar atendo quanto às formas de transmissão do vírus e os sintomas. O infográfico abaixo ilustra algumas dessas situações:



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.