MANDETTA, ESTIMA QUE CASOS DE CORONAVÍRUS VÃO SUBIR ATÉ JUNHO


Ministério da Saúde atualizou para 290 os casos de pacientes com coronavírus no país; São Paulo registrou primeira morte
POR GILSON GARRETT JR.
Fonte – PORTAL EXAME.
Transporte público: epidemia de coronavírus fez o movimento cair nos trens, metrôs e ônibus de São Paulo. (Amanda Perobelli/Reuters)
Subiu para 290 o número de infectados pelo coronavírus (Covid-19) no Brasil, segundo balanço divulgado pelo Ministério da Saúde na tarde desta terça-feira (17). Na segunda-feira, 16, eram 234 casos confirmados.
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, estima que os números vão aumentar exponencialmente até fim de junho. “Estamos imaginando que vamos trabalhar com espirais ascendentes entre abril, maio e junho. Passaremos de 60 a 90 dias de muito estresse e teremos sobrecarga”, diz Mandetta.
Segundo as estimativas, em julho os casos devem entrar em recessão e em agosto e setembro o cenário deve estar voltando a patamares menores. “Desde que a gente construa a chamada imunidade em mais de 50% das pessoas”, disse.
Mandetta ainda alertou para que as famílias cuidem principalmente dos idosos. “Quanto menos idosos tivermos com o coronavírus, menos pressão colocaremos nos leitos de CTI (Centro de Terapia Intensiva)”, afirmou.

O que chama a atenção nesta divulgação é que o número de suspeitos quadruplicou: em um dia e foi de 2 mil para 8.819. Segundo a pasta, o aumento repentino foi causado por uma atualização de sistema. Anteriormente, os estados estavam com dificuldade de informar ao órgão federal os pacientes investigados.
A apresentação de hoje ainda não traz a primeira morte causada pela doença, que foi registrada no estado de São Paulo e confirmada pela Secretaria de Saúde. Existem outros quatro óbitos do mesmo hospital que ainda estão sendo investigadas.
Os dados do Ministério da Saúde são atualizados até as 13 horas e divulgados por volta das 16 horas, por isso ainda não aparece esta morte.




Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.