SIMÕES-PI | REUNIÃO PARA DISCUSSÃO E PREVENÇÃO DO CORONAVÍRUS.

A  reunião aconteceu  na tarde do dia 16 de março de 2020 no auditório do CRAS, e teve participação da prefeitura e secretarias municipal.


Na reunião foi discutido sobre a situação nacional e estadual do coronavírus e de atendimento que vai  fundamentar as ações no município. Segundo noticiou a SESAPI, existem 25 casos suspeito no Piauí, sendo este um dos motivos para a preocupação de órgãos municipal  em tomar sérias precauções.

Durante a campanha da dengue no dia 04 de março de 2020, Isamária Dantas – 1ª dama e secretária de saúde, já havia externado sua preocupação ao falar sobre o tema em praça pública.
ZÉ WLISSES – PREFEITO DE SIMÕES-PI.

Esta é preocupação do nosso município, juntamente com secretaria de saúde e demais secretarias, em estarmos tomando medidas de prevenção  para a população do nosso município.

O que está acontecendo é uma pandemia, mas a nível de Piauí não há casos confirmados, mesmo assim estamos tomando medidas de prevenção no nosso município.

Nós, como município, precisamos estar alertando e conscientizando as pessoas para que todos tomem conhecimento sobre a doença.
Pedimos a todos que fiquem alertas e não participem de  aglomerações.  Sobre as escolas, estamos pensando se suspendemos ou não  as aulas na rede municipal através de decreto.

O governo do Estado já baixou um decreto proibindo aglomeração a mais de 500 pessoas em lugar aberto e acima de 100 pessoas em local fechado.

ZÉ WLISSES – SOBRE DECRETO MUNICIPAL

O direito do decreto municipal é constitucional e o município poderá baixar um decreto de paralisação de aulas e para evitar aglomerações em eventos no município, sobre isto estou conversando com todos da gestão e com colegas prefeitos e na hora certa e oportuna estarei baixando este decreto.

Que Deus nos livre deste triste coronavírus chegar ao nosso município, então estamos tomando as primeiras providências e medidas de prevenção, finalizou Zé Wlisses.
ISAMÁRIA DANTAS – 1ª DAMA E SECRETÁRIA DE SAÚDE.

As medidas adotadas pela secretaria municipal de saúde são preventivas, de início estamos trabalhando principalmente com a prevenção.

Lavar bem as mãos, usar álcool gel a 70%, evitar aglomerados, evitar viagens desnecessárias e estar sempre se atualizando do que cada um de nós precisa saber para evitar a doença.

No Piauí temos 25 casos suspeitos, eu, enquanto secretária de saúde, estou muito preocupada com a atual situação, pois a tendência é da doença chegar aos municípios. Por isso estamos articulando toda rede de saúde para interferir em situações que possam acontecer.

EMANUELA SILVA – COORDENADORA DE ATENÇÃO BÁSICA.

O município já formou uma comissão com representantes das secretarias municipal para que possamos estar em constante contato, nos atualizando da realidade e tomando as devidas providências no âmbito municipal.

É tudo muito novo, a cada instante sai algo novo,  e para agilizar o trabalho foi formada uma comissão para que a mesma possa estender as recomendações e as condutas a serem tomadas.

IRIS ELAINE – SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.

Sobre paralisação ou não da rede de ensino municipal.

Estamos nos organizando, como tudo é muito novo, temos decreto do governador,  estamos trabalhando a questão a nível de município na nossa educação.

Durante esta semana, até quarta-feira (18), já deveremos ter um posicionamento sobre paralisação ou não das aulas, para isto vamos ter que aguardar a expedição ou não do decreto do Sr. Prefeito Zé Wlisses.

MAGNO DANTAS – SECRETÁRIO MUNICIPAL DE GOVERNO.

A  preocupação que o poder público tem é evitar aglomerações que ainda estão acontecendo nas repartições públicas de atendimento. Para evitar estas aglomerações, seria adotar  uma filtragem e procurar entender o que realmente  é urgente.

É muito importante a permanência do atendimento a população, mas que também não seja colocado em risco as pessoas em aglomerações.

Esta  foi uma reunião de contingenciamento para o enfrentamento da crise a nível municipal, por isso temos que nos mobilizarmos traçando estratégias para evitar o coronavírus.




















.




Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.