BOLSONARO DEVERÁ DEMITIR MANDETTA AINDA HOJE, DIZ O GLOBO

 PORTAL Investing.com 
O presidente Jair Bolsonaro decidiu demitir o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em anúncio que poderá ser realizado ainda nesta segunda-feira (6/4). A informação é do jornal O Globo, que disse ter confirmado com duas fontes do Palácio do Planalto.
Segundo a publicação, o ex-ministro da Cidadania, o deputado federal Osmar Terra, é o mais cotado para assumir o cargo. Terra almoçou hoje com o presidentee 
A relação do presidente e Mandetta piorou nas últimas semanas com a defesa pelo ministro do isolamento vertical, medidas de restrições mais duras e a não adoção do remédio hidroxicloroquina como tratamento sem que os testes clínicos sejam realizados e aprovados. 
Ontem, Bolsonaro disse a um grupo de religiosos diante do Palácio do Planalto que alguns de seus ministros eram 'pessoas normais', que viraram estrelas. Sem citar Mandetta, insunou que poderia demitir o ministro ao dizer que não tinha medo de 'usar a caneta'.
Desgaste
Há algumas semanas, desde que o combate à pandemia do coronavírus no Brasil se intensificou, o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta têm adotado posturas diferentes em seus discursos. 

Bolsonaro não concorda com o ministro, que tem tentado seguir as orientações da Organização Mundial da Saúde de aplicar medidas de isolamento social. Segundo o presidente, o impacto econômico das medidas seria maior do que seu benefício. Bolsonaro, então, defende o “isolamento vertical”, que envolveria apenas pessoas pertencentes a grupos de risco.

Outro ponto de divergência é a cloroquina, medicamento para malária cujo potencial contra o coronavírus o presidente segue promovendo enquanto o ministro pede cautela, visto que não há estudos suficientes para comprovar sua eficácia contra a Covid-19.

Mandetta tem ignorado as novas críticas do presidente Jair Bolsonaro e mantido sua postura.

Apoio de outros Poderes

A gestão Mandetta também é bem vista por lideranças de outros poderes da República. Um dos apoiadores do ministro é o presidente da Câmara Rodrigo Maia elogiou Mandetta na última sexta-feira e classificou como “fundamental” sua permanência no Ministério.
Segundo Maia, Bolsonaro não teria coragem para demitir o ministro.


Datafolha mostra ministro com popularidade
Em pesquisa realizada pelo Datafolha, Mandetta tem mais que o dobro de aprovação na população na comparação com presidente Jair Bolsonaro. Mandetta tem aprovação de 76% dos entrevistados, enquanto Bolsonaro é bem avaliado por 33% dos entrevistados, segundo levantamento publicado na sexta-feira (3). A pesquisa Datafolha ouviu 1.511 pessoas por telefone entre 1 e 3 de abril.
A aprovação do ministro também é alta entre os eleitores do presidente. A edição desta segunda-feira do jornal Folha de S.Paulo trouxe mais detalhes da pesquisa realizada no início do mês. Dos que votaram no presidente, 82% apoiam a atuação de Mandetta, contra 64% em março
Mais informações em instantes


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.