MINISTÉRIO DA SAÚDE CONFIRMA 8ª MORTE POR CORONAVÍRUS NO PIAUÍ

FONTE - PIAUÍ HOJE
Homem de 63 anos morava em Piracuruca; ele havia chegado de São Paulo há dez dias.
Hospital de Urgência de Teresina - HUTFoto: Arquivo/HUT
Das 1.328  mortes por Coronavírus em todo o Brasil, oito são do Piauí. A informação foi confirmada durante entrevista coletiva com o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, nesta tarde de segunda-feira (13).
A oitava vítima do novo vírus no estado é um homem de 63 anos que havia chegado há dez dias de São Paulo e estava no município de Piracuruca. De lá ele foi encaminhado para a capital e ficou internado no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), onde veio a óbito hoje.
Mais detalhes sobre esta morte são aguardadas no boletim desta segunda-feira que a Secretaria de Estado da Saúde irá divulgar.
Segundo o boletim divulgado no domingo (12) pela Sesapi, o Piauí tem 51 casos confirmados de Covid-19 e 1068 casos que testaram negativo para a doença.
Como se proteger do coronavírus?
Lavar as mãos frequentemente por 20 segundos com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel;
Cobrir o nariz e a boca com um lenço ou o cotovelo ao tossir e espirrar;
Evitar contato próximo (um metro de distância) com pessoas que não estejam bem;
Ficar em casa e se isolar das outras pessoas que moram com você caso apresente os sintomas da doença.
Quais são os sintomas do COVID-19?
Os sintomas mais comuns do COVID-19 são febre, cansaço e tosse seca. Alguns pacientes podem ter dores, congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta, diarreia, perda do olfato e paladar. Esses sintomas geralmente são leves e começam gradualmente. Algumas pessoas são infectadas, mas não desenvolvem sintomas e não se sentem mal. A maioria das pessoas (cerca de 80%) se recupera da doença sem precisar de tratamento especial. Cerca de 1 em cada 6 pessoas que recebe COVID-19 fica gravemente doente e desenvolve dificuldade em respirar. As pessoas idosas e as que têm problemas médicos subjacentes, como pressão alta, problemas cardíacos ou diabetes, têm maior probabilidade de desenvolver doenças graves. Pessoas com febre, tosse e dificuldade em respirar devem procurar atendimento médico.
Quem é do grupo de risco?
Idosos e pessoas com condições médicas pré-existentes (como pressão alta, doenças cardíacas, doenças pulmonares, câncer ou diabetes) parecem desenvolver doenças graves com mais frequência do que outros.
O que é coronavírus?
Os coronavírus são uma grande família de vírus que podem causar doenças em animais ou humanos. Em humanos, sabe-se que vários coronavírus causam infecções respiratórias que variam do resfriado comum a doenças mais graves, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença de coronavírus COVID-19.
O que é o COVID-19?
COVID-19 é a doença infecciosa causada pelo coronavírus descoberto mais recentemente. Este novo vírus e doença eram desconhecidos antes do início do surto em Wuhan, China, em dezembro de 2019.




Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.