SOBE PARA TRÊS OS CASOS DE COVID-19 CONFIRMADOS EM ÁGUA BRANCA-PI, DOIS PACIENTES SÃO IDOSOS.


teste rápido para Covid-19 — Foto: Divulgação

PACIENTE DE 87 ANOS E HIPERTENSO FOI ENCAMINHADO A TERESINA PARA FAZER USO DE RESPIRADOR, SEGUNDO A SECRETARIA DE SAÚDE DE ÁGUA BRANCA.

POR JÚNIOR FEITOSA*, G1 PI 

A Secretaria de Saúde de Água Branca informou nesta quinta-feira (23) que três pessoas testaram positivo para Covid-19 em testes rápidos realizados no município. De acordo com o prefeito Jonas Moura, o caso mais grave é de um idoso de 87 anos, hipertenso, que precisou ser encaminhado para Teresina por necessitar de respirador. Os outros pacientes são um homem de 67 anos e um jovem de 29 anos.


Em nota, a prefeitura informou que aguarda os resultados das contraprovas, que podem confirmar as contaminações pelo coronavírus. O prefeito Jonas Moura explicou que a situação dos outros dois pacientes, que estão em Água Branca, é acompanhada de perto pelas autoridades de saúde.

"O jovem de 29 anos está em casa sem apresentar sintomas da doença. Já o outro caso é um senhor de certa idade e estamos avaliando se vai ser necessário que ele siga para Teresina, caso evolua o quadro", disse.

O secretário de saúde de Água Branca, Devid Perfeito, informou ao G1 que aguarda novas informações epidemiológicas sobre o atual cenário de saúde em relação ao Covid-19 em Água Branca e acrescentou que ainda nesta quinta-feira (23) informará os novos resultados por meio das redes sociais da Prefeitura e da Secretaria de saúde.

A Secretaria de Saúde de Água Branca está seguindo os protocolos orientados pela Organização Mundial de Saúde e pelo Ministério da Saúde para garantir a segurança e o bem-estar dos pacientes que testaram positivo, bem como daqueles com que tiveram contato e de todos os cidadãos", enfatizou a nota.

Isolamento social e decretos de calamidade

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.
Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.